A nova grade cromada e o para-choque com molduras na cobertura dos faróis auxiliares de neblina reforçaram o visual do Civic 2020. No mais, a versão EXL recebeu aperfeiçoamentos em detalhes e novos recursos como o acesso por aproximação, partida por botão e controle da pressão dos pneus. Nos 800 quilômetros que rodamos, a dirigibilidade e o bom espaço interno foram os destaques do Honda Civic EXL 2020, que tem preço de R$ 112.600.
O visual ousado é um dos destaques do Civic, mas são a condução nas ruas e estradas e o bom espaço interno que fazem a diferença no sedã Honda. A jornalista Priscila Nunes ressaltou que esse é um carro que chama a atenção, ainda mais agora, com os apliques cromados.
Com 4,641 metros de comprimento, 1,799 metro de largura, 1,433 metro de altura e entre eixos de 2,700 metros, o sedã acomodou bem condutor e acompanhante na frente e três adultos no banco traseiro.
O porta-malas de 519 litros tem bom espaço para bagagem.
— O sistema Smart Key acabou com a dependência da chave em mãos na hora de abrir o veículo e de dar a partida. Como sempre, testei a central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, comando por voz e navegador com GPS integrado — ressaltou Priscila.
— Foi fácil conectar e operar os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. As respostas foram rápidas ao comando por toque nos diversos recursos que usamos. A câmera de ré e os sensores facilitaram o estacionamento em vagas reduzidas — destacou.
O ar-condicionado digital de duas zonas permitiram temperaturas diferenciadas para o condutor e acompanhante.
A jornalista lembrou que as saídas de ar para o banco traseiro deixaram a viagem atrás mais agradável.
O revestimento do interior combina couro, materiais macios e detalhes em preto brilhante e cromados. Os bancos, revestidos em couro, são confortáveis, principalmente em viagens, como na que fizemos para a Serra e para o Litoral.
Nas ruas e estradas
— A direção elétrica progressiva garantiu o pleno domínio do Civic com respostas rápidas, principalmente nos trechos sinuosos e curvas fechadas na descida da Serra. Os sistemas de tração e estabilidade, a suspensão multilink na traseira e os pneus 215/50 R17 ajudaram na condução e a manter a trajetória — enfatizou Priscila.
O quadro de instrumentos com mostradores digitais teve fácil visualização. Foi bem útil o porta-objetos no espaço liberado pela alavanca do freio de mão, que agora é elétrico. O baixo nível de ruído interno aumentou em velocidades mais elevadas, acompanhando a rotação do motor.
Sem pretensões de desempenho esportivo, exclusividade da versão Touring com motor turbo, o desempenho do Civic 2020 foi compatível com as características do conjunto propulsor.
Com gasolina, os 150 cv e força (torque) de 19,3 kgfm do 2.0 foram bem distribuídos nas velocidades.
Nas ruas e estradas, as respostas foram rápidas e facilitaram ultrapassagens seguras. As acelerações acompanham a pressão no acelerador e foram mais intensas com a troca sequencial de marchas pelas aletas no volante funcional.
O consumo de combustível do Civic variou entre 7,5 quilômetros por litro a 11,2 quilômetros por litro na cidade, dependendo do trânsito. Em velocidades constantes na estrada, ficou de 14,3 quilômetros por litro a 16,9 quilômetros por litro, a 80 quilômetros por hora, a de 12,6 quilômetros por litro a 16,1 quilômetros por litro a 110 quilômetros por hora.
Conclusão
O bom espaço, o acabamento sofisticado e avançada central multimídia foram destaques do Civic EXL. O conjunto propulsor, sem pretensões esportivas, atende às características de sedã familiar. O comportamento seria valorizado por mais recursos eletrônicos de segurança, existentes em seus concorrentes.
Com Priscila Nunes / Especial