O conjunto propulsor faz a diferença do HR-V Touring em relação às demais versões 2020 do utilitário esportivo Honda e dos diversos concorrentes. O motor 1.5 turbo a gasolina é o mais potente do segmento de compactos e, inclusive, de alguns SUVs médios. Rodamos 600 quilômetros com um Honda HR-V Touring 2020, que tem preço de R$ 139.900.
Visual diferenciado por detalhes externos e internos e novos recursos eletrônicos, o HR-V Touring traz o mesmo conjunto propulsor do Civic Touring. O utilitário esportivo confirmou nas ruas e nas estradas gaúchas o bom comportamento do test drive de 240 quilômetros que fizemos entre São Paulo e Porto Feliz.
Nas ruas e avenidas, o HR-V Touring acompanhou bem as diversas condições do fluxo de tráfego, como o anda e para nos horários de pico. O câmbio automático contínuo varíavel (CVT) facilitou rodar nos congestionamentos e a central multimídia ajudou o tempo passar.
Na estrada, o crossover repetiu a versatilidade do motor turbo combinada com o CVT. As acelerações e retomadas de velocidade foram rápidas e facilitaram as ultrapassagens com sobra de potência.
O câmbio, que simula sete velocidades, distribuiu bem os 173 cv e força (torque) de 22,4 kgfm do 1.5 turbo. Para melhor aproveitamento do motor, bastou usar a troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante. Ou acionar o modo Sport, que retardou a troca de marchas para rotações mais altas.
Dirigibilidade
A direção com assistência elétrica facilitou a condução do HR-V mesmo com seus quase 1,4 mil quilos. Na estrada, leve e macia, endureceu acompanhando a velocidade, mas exigiu mais manobras para estacionar nos espaços reduzidos.
Suspensão recalibrada, o HR-V rodou suave no asfalto regular e absorveu as irregularidades do piso ruim sem transmitir as oscilações para a cabine. Com o auxílio dos controles de estabilidade e tração, nos trechos mais sinuosos e curvas acentuadas, dentro dos limites de velocidade, as oscilações da carroceria foram mínimas sem comprometer a sensação de segurança.
O consumo de combustível do 1.5 turbo que queima apenas gasolina ficou com médias de 10,2 km/l a 11,6 km/l na cidade. Na estrada, as médias variaram de 14,3 km/l a 16.1 km/l (80 km/h) e 12,9 km/l a 15,1 km/l (110 km/h).
Interior e conectividade
Com 4,29m de comprimento, 1,77m de largura, 1,58m de altura e distância entre-eixos de 2,61m, o HR-V tem bom espaço interno. Acomodou bem condutor e acompanhante e dois adultos e uma criança no banco traseiro.
O veículo tem acesso por aproximação e partida por botão. Os bancos e as laterais das portas são revestidos em couro. O quadro de instrumentos analógico digital tem boa visibilidade. O ar-condicionado é digital.
Fácil de comandar, a central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque é interativa com o Android Auto e CarPlay. Com navegador integrado, conta com câmera de ré, sistema de áudio e viva-voz bluetooth.
Um dos pontos destacados durante o test drive foi o sistema LaneWatch. Com câmera no retrovisor direito e imagem na tela do multimídia, foi muito útil ao eliminar os pontos cegos e aumentar a visão lateral.
Conclusão: o conjunto propulsor a gasolina do HR-V Touring, o mais potente do seu segmento, garante ótimo desempenho mesmo sem pretensões esportivas. Seis airbags e recursos eletrônicos reforçam a segurança. A diferença de preço em relação ao HR-V ELX, que custa R$ 111.900, deve ser avaliada na decisão de compra.