O Equinox 2020 fechou os 11 lançamentos prometidos pela General Motors para 2019. O utilitário esportivo ganhou três novas versões equipadas com o motor 1.5 turbo de câmbio automático de seis velocidades. O destaque da linha 2020 é a Midnight com detalhes escurecidos. O Chevrolet Equinox 2020 tem preço de R$ 129.990, na LT 1.5 Turbo AT6 , a R$ 162.990, na Premier 2.0 Turbo AT9 AWD.
O utilitário esportivo fabricado no México chega no momento em que a General Motores comemora 50 meses de liderança no mercado e o novo Onix Plus, em pouco mais de um mês, conquistou 40% de participação no seu segmento.
O presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, lembrou que 2019 começou difícil mas acabou sendo sensacional.
Com negociações foi possível anunciar um novo ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões em novos produtos, adoção da engenharia 4.0 e transformar a filial brasileira em polo de exportação.
-Além dos 11 lançamentos de 2019, outros sete ocorrerão em 2020 chegando a 30 até 2023.
Durante a apresentação do Equinox foi homenageado o vice-presidente Marcos Munhoz, que se aposentou após 48 anos na GM. Munhoz foi um dos responsáveis pela construção do complexo de Gravatai (RS), a planta de maior produtividade da norte=americana no mundo.
O novo motor 1.5 turbo de 172 cv e força (torque) de 27,8 kgfm atua combinado com o câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira nas versões LT e Midnight. De acordo com Inmetro, o Equinox Turbo 1.5 faz 9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Na topo de linha Premier 2.0, permanece o propulsor turbo de 262 cv e força de 37 kgfm e o câmbio automático de nove velocidades. A tração é dianteira nas versões LT e Midnight, e integral na Premier.
Baseada na versão LT, a Midnight tem acabamento externo e interno escurecido. A carroceria, grade frontal, gravatinha Chevrolet, cobertura dos faróis auxiliares e rodas são pretos. Por dentro, os detalhes também são escurecidos.
Versões, detalhes e preços
Equinox LT 1.5 Turbo AT6 – R$ 129.990
Direção elétrica, volante multifuncional, bancos revestidos em couro, o do condutor com ajuste elétrico, ar-condicionado de duas zonas, retrovisores, vidros e travas das portas elétricos, multimídia MyLink interativa com Android Auto e Apple Car Play e sistema OnStar e seis airbags (frontais, laterais e de cortina), entre outros.
Também sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor crepuscular, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis de xênon, luzes diurnas e lanternas em LED e rodas de liga leve aro 18 polegadas.
Equinox Midnight 1.5 Turbo AT6 – R$ 131.990
A nova opção acompanha o conceito incorporado em outros modelos Chevrolet e acrescenta detalhes externos e internos escurecidos, faróis de neblina com máscara negra, logotipos e rodas de liga leve aro 19 polegadas pretos.
Equinox Premier 1.5 Turbo AT6 AWD – R$ 154.990
Acrescenta banco do condutor com memória, som premium Bose, carga do celular por indução, acionamento elétrico do teto solar panorâmico e da tampa do porta-malas, rodas de liga leve de 19 polegadas diamantadas, faróis full LED adaptativos, teto solar panorâmico e tração AWD.
O pacote de segurança conta com alerta de colisão e frenagem automática, detecção de pedestres e frenagem autônoma, alertas de manutenção de faixa, de ponto cego, de tráfego cruzado, de aproximação e sistema de estacionamento automático.
Equinox Premier 2.0 Turbo AT9 AWD – R$ 162.990
Acrescenta Start/Stop, redução de ruído interno, grade do radiador ativa e dois escapamentos cromados.
Na pista de provas
O test-drive do Equinox 2020 com motor 1.5 Turbo, nas Midnight e Premier foi no Campo de Provas Cruz Alta, em Indaiatuba (SP). Rodamos com as duas versões e, claro, o comportamento foi melhor na topo de linha, equipada com tração integral e recursos que auxiliam a condução.
Os 172 cv e a força dos 27,8 kgfm do 1.5 turno foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. As respostas foram rápidas nos diversos trechos da pista. Nas curvas acentuadas e, na chamada Serrinha, que lembra o percurso entre Taquara e Gramado, a tração integral da Premier ajudou. A suspensão bem ajustada manteve a trajetória em velocidades mais elevadas com mínima inclinação da carroceria.
O nível de ruído foi baixo no asfalto mas aumentos nos trechos radicais e de paralelepípedo. A direção macia, mas firme, e a suspensão absorveram bem as irregularidades do piso sem transferir a vibração para o interior.
O jornalista viajou a convite da General Motors