A nova geração do Onix avançou e deu ao hatch Chevrolet condições para enfrentar seus principais concorrentes e continuar como o carro mais vendido no mercado brasileiro, posição que conquistou nos últimos quatro anos. Paralelo ao lançamento do Onix, a General Motors inaugurou a nova linha de montagem do complexo de Gravataí, que utiliza processos de manufatura 4.0. O Chevrolet Onix 2020 tem preço de R$ 48.490, na versão 1.0 MT6, a R$ 72.990, na Premier III 1.0 Turbo AT6.
Montado sobre nova arquitetura, o carro tem conjuntos propulsores, ajustes mais esportivos na direção e suspensão e internet com Wi-Fi nativo. Conta, ainda, com multimídia MyLink,carregador por indução para celulares, ar-condicionado digital e sistema OnStar. Também possui acesso por aproximação, partida por botão, sensor de ponto cego, assistente de estacionamento semiautônomo e acendimento automático dos faróis,entre outros, dependendo da versão.
Um novo aplicativo para smartphone permite ao motorista desde consultar informações do computador de bordo até acionar a climatização da cabine à distância. A função também está disponível para smartwatch.
Assim como o sedã, o Onix recebeu cinco estrelas nos testes de colisão da Latin NCap e do Advanced Award.
O hatch Chevrolet poderá ser personalizado com três pacotes de acessórios originais: Adventure, Sport e Elegance. O Adventure traz rodas diferenciadas, rack de teto e protetores de para-choques. O Sport é diferenciado pelos spoliers frontais traseiros e laterais e rodas escurecidas. O Elegance traz peças cromadas que valorizam a sofisticação.
Estradas e pista
O desempenho do Onix hatch agradou nos quase 100 quilômetros que separam a fábrica de Gravataí do Velopark, em Nova Santa Rita. Rodando pela BR-290 e pela RS-448, seu desempenho foi próximo ao do sedã, mas agradou pelo melhor ajuste da suspensão.
Os 116 cv e o torque de 16,8 kgfm, combinados com o câmbio automático de seis velocidades, garantiram potência e força adequadas ao Onix Premier III 1.0 Turbo. As ultrapassagens foram facilitadas por respostas rápidas do conjunto propulsor. A direção elétrica ficou mais direta, destacando a agilidade nas curvas.
A recalibragem da suspensão, mesmo privilegiando o conforto, permitiu rodar com perfeita estabilidade, nas curvas mais acentuadas, dentro dos limites de velocidade. O mesmo ocorreu no teste do Velopark, onde foi possível acelerar mais forte e testar a eficiência dos freios ABS.
Manufatura 4.0
Inaugurada em 20 de julho de 2000, a fábrica de Gravataí é umas das mais avançadas e eficientes da General Motors no mundo e teve a primeira expansão em 2006. Com a terceira, realizada entre 2018 e 2019, foi investido R$ 1,4 bilhão na atualização dos processos de manufatura, que conta com 725 robôs.
A produção inicial, de 32 carros por hora, saltou para 66 por hora, atualmente. A planta gaúcha foi atualizada com a manufatura 4.0, com a adoção da internet das coisas. A linha de montagem foi equipada com sensores, sinalizadores, equipamentos e sistemas que se comunicam através de rede Wi-Fi.
A linha de montagem conta com sistemas de movimentação autônoma para o transporte interno de componentes e rastreabilidade por rádio frequência. Também usa realidade aumentada, com óculos de realidade virtual.
* Colaborou Priscila Nunes.