O espaço, o conforto e a dirigibilidade de um sedã familiar são valorizados pelo visual agressivo do Cronos HGT. Detalhes externos e internos remetem à esportividade com forte efeito. Rodamos cerca de 500 quilômetros com um Fiat Cronos HGT 1.8 AT6, que tem preço a partir de R$ 78.490. Completo com opcionais fica em torno de R$ 85 mil.
O visual chama atenção. Os detalhes escurecidos são típicos de carros esportivos e fazem a diferença no HGT em relação às demais versões do Cronos. Montado a partir do Precision, a nova opção topo de linha mantém o mesmo conjunto propulsor, o motor 1.8 E.torQ combinado com o câmbio automático de seis velocidades.
A jornalista Priscila Nunes lembrou que já testamos as outras cinco versões do Cronos e o comportamento do HGT foi semelhante ao do Precision:
— Gostei dos detalhes que remetem à esportividade, do bom acabamento interno escurecido e da funcionalidade do quadro de instrumentos que muda de cores.
A grade, as entradas de ar do para-choque, as molduras dos faróis de neblina, as rodas de 17 polegadas com desenho esportivo, os retrovisores, rodas, o aerofólio brilhante na tampa do porta-malas e os logotipos são pretos. As saias laterais e os spoilers são na cor da carroceria.
Com 4,36 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,51 metro de altura e distância entre eixos de 2,52 metros, o bom espaço interno acomoda cinco adultos e a bagagem da família no porta-malas de 525 litros.
O painel, teto, colunas e logotipos pretos combinaram bem. Os bancos e o volante multifuncional de base reta são revestidos em couro e facilitaram a condução.
Acesso por aproximação e partida por botão, o quadro de instrumentos de sete polegadas é analógico digital. Ar-condicionado automático, central multimídia Uconnect com tela multimídia de sete polegadas sensível ao toque e comando por voz, com Android Auto e Apple Carplay interativa é fácil de usar.
O HGT tem sensores de estacionamento, controlador eletrônico de velocidade, retrovisores, vidros e travas das pontas com acionamento elétrico e sistema ISOFIX. Também airbags laterais, monitoramento da pressão dos pneus, auxilio de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, iluminação diurna (DRL) em LED e faróis auxiliares de neblina, entre outros itens.
Desempenho e consumo
O comportamento do HGT é limitado às características do conjunto propulsor, o mesmo do Precision 1.8 AT. Os 135 cv e força (torque) de 18,8 kgfm a gasolina do motor 1.8 E.torQ foram bem distribuídos pela boa transmissão automática de seis velocidades. As trocas de marchas foram macias, rápidas e com engates precisos.
Sem pretensões esportivas, o conjunto garantiu retomadas de velocidade e ultrapassagens seguras. A resposta à pressão no acelerador foi progressiva.
Os freios com ABS e sistemas de distribuição de frenagem seguraram bem o sedã e o auxilio de partida em rampa ajudou quando preciso.
A suspensão bem acertada, firme, mas macia não comprometeu o conforto. O comportamento foi o mesmo do Argo. Absorveu as irregularidades do pavimento, comuns nas ruas e estradas. Nas curvas mais acentuadas, a estabilidade foi adequada com inclinação mínima da carroceria. Os pneus Pirelli Cinturato de perfil baixo 205/45 R17 ajudaram.
O consumo de combustível depende muito do controle da pressão no acelerador. Na cidade, as médias variaram de 9,6 km/l a 12,4 km/l acompanhando o fluxo de trânsito. Na estrada, ficaram entre 17,1 km/l e 19,8 km/l na velocidade constante de 80 km/h, e entre 13,4 km/l e 16,3 km/l a 110 km/h.
Conclusão
Com bom espaço e conforto, o comportamento do Cronos HGT 1.8 AT ficou próximo ao do Precision. Rodou com segurança nas ruas e estradas e mostrou desempenho limitado às características do motor. O consumo foi compatível com pressão moderada no acelerador. Ficou a expectativa do desempenho com o novo propulsor turbo previsto para 2021, quando, além do visual, o sedã será também esportivo.