Com Priscila Nunes / Especial
Atraente, bem equipado, espaço e conforto adequados, o Cronos Precision 1.8 automático tem no desempenho o seu diferencial. O conjunto propulsor, o mesmo do irmão Argo, atende às necessidades do sedã familiar no uso urbano e rodoviário. Rodamos cerca de 700 quilômetros com um Fiat Cronos 1.8 AT6 que custa a partir de R$ 69.900 e pode chegar a quase R$ 80.000 com todos os opcionais.
Bem equipada, a versão topo de linha do Cronos enfrenta em iguais condições concorrentes como o Chevrolet Prisma, o mais vendido do segmento, o Hyundai HB20S e o VW Virtus nas versões básicas.
O comportamento, a dirigibilidade e o conforto, com espaço adequado para quatro ocupantes e bom porta-malas, reforçaram a impressão que deixou o Cronos 1.3 GSR, que também testamos.
A diferença ficou com o conjunto propulsor mais potente e a vantagem do câmbio automático.
A jornalista Priscila Nunes achou interessante a identificação dos novos hatch e sedã Fiat. "O nome Cronos, que vem da mitologia grega, refere ao mais jovem filho de Urabi e Gaia, sendo rei dos titãs e deus do tempo. Argo, uma referencia ao barco do herói grego Jasão e sua tripulação conhecida como Argonautas".
Priscila, que dirigiu as duas versões do Argo e o Cronos 1.3 GSR, gostou do comportamento do sedã em que o interior remete ao hatch.
Lembrou que o Cronos é um carro que se encaixa bem para famílias pelo bom espaço e um generoso porta-malas para a bagagem de todos.
- Gostei do do desempenho do motor 1.8 combinado com o câmbio automático. Foi bem melhor em relação ao Cronos 1.3 GSR, embora com maior consumo de combustível. Foi tranquilo dirigir nas ruas e estradas, tarefa facilitada pelo câmbio automático, no anda e para da cidade - disse a jornalista.
Os 135 cv e força (torque) de 18,8 kgfm (gasolina) a 139 cv e força de 19,3 kgfm (etanol) do motor 1.8 E.torqQ Vis Flex foram bem distribuídos pela boa transmissão automática de seis velocidades.
As trocas de marchas foram macias, rápidas e com engates precisos.
O conjunto propulsor garantiu retomadas de velocidade rápidas respondendo à pressão no acelerador. Os freios com ABS, sistemas de distribuição de frenagem seguraram bem o sedã e o auxilio de partida em rampa auxiliou quando preciso.
A calibragem da suspensão às características do sedã garantiu comportamento tão bom quanto o do hatch. "Firme, mas macia não comprometeu o conforto" para a jornalista que considerou o comportamento o mesmo do Argo. Bem acertada, a suspensão absorveu as irregularidades do pavimento. comuns nas ruas e estradas. Nas curvas mais acentuadas, a estabilidade foi adequada com inclinação mínima da carroceria.
Para quem gosta de andar rápido em curvas mais fechadas, os pneus de perfil baixo 205/45 R17 ajudaram e os controles de estabilidade e tração corrigiram a trajetória do Cronos. Também no pavimento molhado e sinuoso da descida da Serra ou nas curvas mais fortes na autoestrada Porto Alegre/Osório e na Estrada do Mar.
O consumo de combustível depende do trânsito e da forma de condução. Pelos dados do Inmetro, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Cronos Precision automático abastecido com gasolina faz 10,3 km/l no percurso urbano e 13,3 km/l no rodoviário.
Nossas médias durante o test-drive foram superiores e ficaram de 9,9 km/l a 12,3 km/l na cidade acompanhando o fluxo de trânsito.
Na estrada, variaram de 17,4 km/l a 19,6 km/l na velocidade constante de 80 km/h, e 13,9 km/l a 16,1 km/l a 110 km/h..
Com 4.36 metros de comprimento, o Cronos é 36 cm maior do que o Argo, mas a distância entre eixos de 2,52 m e a altura de 1,50 m são iguais. O espaço interno acomoda bem quatro adultos e a bagagem da família. O porta-malas do sedã leva 525 litros, quase o dobro dos 300 litros do hatch.
O interior espaçoso e com bom acabamento do sedã remete ao irmão mais velho no revestimento das portas, painel, quadro de instrumentos, identificou Priscila. "Detalhes diferenciam os dois modelos como a cor dos apliques no painel e portas.
Acesso por aproximação e partida por botão, o quadro de instrumentos é analógico digital. O volante multifuncional e o banco do condutor têm regulagem de altura. A central multimídia tem tela de sete polegadas sensível ao toque e interativa com os sistemas Android Auto e CarPlay, o que agradou Priscila pela facilidade de conectar o iPhone.
O Cronos Precision 1.8 tem tem ar-condicionado automático, câmera de ré, sensores de estacionamento, controlador eletrônico de velocidade, retrovisores, vidros e travas das pontas com acionamento elétrico e sistema ISOFIX. Mais monitoramento da pressão dos pneus, auxilio de partida em rampa, iluminação diurna (DRL) em LED e faróis auxiliares de neblina, entre outros itens.
Conclusão: O comportamento do Cronos Precision 1.8 AT é bem próximo ao do Argo na mesma versão e conjunto propulsor. Bom espaço, roda com conforto, segurança e bom desempenho nas ruas e estradas.
O consumo de compatível será compatível se o condutor moderar a pressão no acelerador. A relação custo/beneficio positiva atende as necessidades do sedã familiar na versão sem opcionais que aumentam o preço.