Com PRISCILA NUNES / Especial
Visual atualizado, bem equipado e conjunto propulsor compatível, o Cronos 1.3 Drive GSR superou o bom desempenho da mesma versão do irmão Argo. O sedã mostrou melhor equilíbrio em relação ao hatch nos quase 800 quilômetros que rodamos em cidades e estradas do Litoral e da Serra. O Fiat Cronos 1.3 Drive GSR Comfort custa de R$ 60.990 a R$ 66.440, no modelo avaliado, com todos os opcionais disponíveis.
A dirigibilidade, o desempenho e o consumo de combustível foram adequados às características do sedã compacto. Com bom acabamento interno, os sistemas de informação e entretenimento e os recursos eletrônicos facilitaram a condução.
O Cronos 1.3 Drive acirrou a concorrência no segmento de sedãs compactos liderado pelo Chevrolet Prisma.
O Fiat também encara os Hyundai HB20S e Toyota Etios. Também o Chevrolet Cobalt e o Volkswagen Virtus nas versões básicas considerando as características de cada modelo.
Os 101 cv (gasolina) e força (torque) de 13,7 kgfm a 109 cv (etanol) e força de 14,2 kgfm do motor FireFly 1.3 foram bem distribuídos pelo câmbio automatizado GSR de cinco marchas. Nos percursos urbanos e rodoviários, os recursos eletrônicos como os controles de estabilidade e tração aumentaram a segurança.
A jornalista Priscila Nunes, que conduziu os dois modelos, destacou a semelhança do Cronos com o Argo e, como o hatch, chamou a atenção. Mas na comparação geral preferiu o sedã pelo equilíbrio do conjunto.
- Inspirado no irmão menor, o sedã tem personalidade própria no capô, grade e para-choque. No interior, que remete ao do hatch, gostei acabamento, quadro de instrumentos grandes divididos pela tela digital e da central multimídia -, disse.
Com 4.36 metros de comprimento, o Cronos é 36 cm maior do que o Argo pelo acréscimo do terceiro volume. A distância entreeixos de 2,52 m e a altura de 1,50 m são iguais. Priscila ressaltou o bom espaço para os ocupantes da frente e três adultos atrás mas com conforto limitado no assento do meio. “ O porta-malas do sedã leva 525 litros, ótimo para viagens com amigos ou a família”.
Priscila dirigiu na Serra e gostou do desempenho do FireFly 1.3 na Serra, onde “acelerou bem, mas nem sempre liberou a potência e a força esperadas, principalmente nas retomadas de velocidade. Também destacou a troca de marchas, a partir da terceira, pois “da primeira para a segunda, as vezes deixou a impressão de um vazio”.
Concordamos com a agilidade do Cronos na ruas e estradas adequada às características do conjunto propulsor. Também com a boa posição de conduzir, apesar do ajuste apenas em altura do volante, e da dirigibilidade. Ainda com a ótima direção que foi precisa, acompanhou o aumento da velocidade e leva nas manobras de estacionamento.
O comportamento da suspensão teve unanimidade. Bem acertada como a do hatch, absorveu as irregularidades do pavimento. Os freios com ABS, o distribuição de frenagem (EBD) e os controles de tração e de estabilidade ajudaram no trecho sinuoso da descida da Serra e nas curvas mais fortes. Também na autoestrada Porto Alegre/Osório e na Estrada do Mar.
O fluxo de trânsito e o tipo de condução determinam o consumo de combustível do Cronos. Conforme os dados do Inmetro do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, abastecido com gasolina é de 12,7 km/l na cidade e 14,8 na estrada.
No test-drive, usando gasolina, as médias ficaram entre 12,3 km/l a 14,8 km/l na cidade dependendo do fluxo de trânsito. Na estrada, variaram de 19,8 km/l a 21,7 km/l na velocidade constante de 80 km/h, de 15,3 km/l a 19,8 km/l a 100 km/l, e de 14,5 km/l a 16,8 km/l a 110 km/h.
- Gostei do revestimento interno com materiais de texturas diferentes que deu um toque diferente de sofistiação ao Cronos. Também da central multimídia UConnect com tela de sete polegadas sensível ao toque, com fácil interação com os sistemas Android Auto e Apple Car Play, sistema de áudio e câmera de ré.
O Cronos Drive 1.3 GSR. tem volante multifuncional com regulagem de altura, banco do condutor também com regulagem de altura, ar-condicionado, controlador eletrônico de velocidade, , retrovisores, vidros e travas das pontas com acionamento elétrico e sistema ISOFIX. Ainda monitoramento da pressão dos pneus, auxilio de partida em rampa, faróis auxiliares de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, entre outros itens.
Conclusão: O Cronos Drive 1.3 GSR repetiu o comportamento do Argo com bom espaço e desempenho, além de baixo consumo de combustível. O motor 1.3 FireFly tem potência adequada às características do sedã mas as respostas do câmbio automatizado GSR nem sempre foram rápidas. A relação custo/beneficio positiva atende as necessidades de rodar no transito urbano quanto na estrada com um porta-malas de 520 litros.