Com Priscila Nunes/Especial
A combinação do estilo, do conforto e da segurança colocam o Argo em destaque no segmento de compactos. Desempenho adequado ao conjunto propulsor com reduzido consumo de combustível, recursos eletrônicos facilitam a condução e reduzem os riscos em velocidades mais elevadas. Com um Argo Drive 1.3 GSR completo rodamos cerca de 700 quilômetros no Litoral e Serra. Em percursos combinados de trânsito urbano e rodovias, a média final ficou em 15,1 km/l de combustível. O Fiat Argo Drive 1.3 GSR custa a partir de R$ 58.900 e, no modelo avaliado, com os opcionais chega a R$ 62.200.
O conjunto equilibrado do Argo garante condições para enfrentar os principais concorrentes, o líder Chevrolet Onix e o HB20, com vantagens em determinadas versões, principalmente em relação ao sul-coreano.
O conjunto propulsor do Drive 1.3 GSR combina o motor de quatro cilindros Firefly 1.3 que gera de 101 cv e força (torque) de 13,7 kgfm com gasolina a 109 cv e força de 14,2 kgfm apenas com etanol com o câmbio automatizado GSR de cinco marchas.
O Argo rodou bem na cidade com reduzido consumo de combustível. Com 1.148 quilos, sobrou potência em baixas rotações, o que garantiu agilidade no trânsito urbano embora com respostas nem sempre rápidas das primeiras marchas do GSR.
Ágil nas ruas e avenidas, durante os 700 km que rodamos com o compacto poucas vezes a transmissão teve trancos que dependeram mais do modo de conduzir. A troca sequencial de marchas por borboletas atrás do volante ajudou, principalmente no trânsito congestionado. Para deixar o Argo mais nervoso, bastou acionar o modo Sport.
Se na cidade o Argo rodou bem foi na estrada que mostrou mesmo o acerto do conjunto. Tranquilo na BR-290 entre Porto Alegre e Osório ou na Estrada do Mar, entre Taquara e Canela, ignorou trechos sinuosos tanto na subida quanto descida da Serra, e em situações nem sempre favoráveis.
O bom comportamento dinâmico pelo ajuste da suspensão e dos pneus 185/60 R15. Claro, nas curvas mais fortes ajudados pelos freios com ABS, pelo sistemas de distribuição de frenagem (EBD) e pelos controles de tração e de estabilidade. Os dois últimos disponíveis no compacto Fiat a partir da versão 1.3 GSR e nem sempre nos seus principais concorrentes.
O consumo de combustível do Drive 1.3 GSR depende muito do trânsito e do modo de condução. Conforme os dados do Inmetro do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é de 8,9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e 12,7 km/l e 14,4 km/l nas mesmas condições, com gasolina.
Na avaliação, abastecido com gasolina, as médias do Argo ficaram entre 12,1 km/l a 14,6 km/l na cidade dependendo do fluxo de trânsito. Na estrada, variaram de 20,2 km/l a 21,9 km/l na velocidade constante de 80 km/h, de 15,7 km/l a 19,4 km/l a 100 km/l, e de 14,4 km/l a 16,6 km/l a 110 km/h. No percurso de 310 quilômetros - ida e volta - entre Canela e Zona Sul de Porto Alegre a média foi de 15,6 km/l.
Com 4 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,50 m de altura e 2,52m de distância entre-eixos , o hatch compacto tem bom espaço na frente e acomoda três adultos atrás, embora com largura reduzida no assento do meio. O porta-malas leva 300 litros.
O acabamento interno combina plástico com detalhes cromados e preto brilhante, e painel em três níveis e duas texturas. Os bancos são revestidos em tecido de dois tons, e o do condutor com regulagem de altura e boa posição de dirigir.
Volante esportivo de base reta multifuncional, quadro de instrumentos analógicos e digital bem completo, o modelo avaliado contava direção com assistência elétrica, start&stop, ar-condicionado, central multimídia Uconnect com tela de sete polegada sensível ao toque, compatível com os Android Auto e Apple Car Play, sistema de áudio, sensor e câmera de ré.
Também , retrovisores externos elétricos com sinalizadores, luzes integradas, vidro elétrico traseiro controle eletrônico de velocidade e de pressão dos pneus, auxilio de partida em rampa, sistema Isofix, faróis auxiliares de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas entre outros itens de série e opcionais.
A jornalista Priscila Nunes dirigiu o Argo Drive na descida da Serra com tempo nublado e forte cerração “ o que exigiu atenção redobrada. Apesar disso, gostei do bom desempenho do carro que passou a sensação de leveza ao conduzir”.
Priscila destaca a posição de dirigir que é facilitada pelos ajustes de altura da coluna de direção e do banco, pelos comandos bem posicionados e pelos recursos eletrônicos que ajudaram na segurança.
- Conectamos o celular na central multimídia e a resposta foi rápida. O volante multifuncional e a central multimídia ajudaram.
Priscila destacou que a descida da Serra foi tranquila e que também foi bom dirigir na chegada a Porto Alegre pela agilidade do Argo nas ruas.
- Como gosto de carros pequenos, foi ótimo dirigir o Argo. No trecho sinuoso e movimentado da Serra, os recursos eletrônicos ajudaram e a descida foi tranquila, mas o que chamou mesmo a atenção foi o baixo consumo de combustível.
Conclusão: Argo Drive 1.3 GSR deixou ótima impressão pelo espaço, comportamento e consumo de combustível. O conjunto propulsor do novo Fiat tem bom desempenho, em especial o motor, embora o câmbio automatizado GSR nem sempre tenha respostas rápidas, o que depende do modo de condução. Indicado para o trânsito urbano, o compacto roda bem na estrada e oferece adequada relação custo/benefício.