Com PRISCILA NUNES/Especial
O estilo, o conforto, o desempenho e a segurança garantem a competitividade do Argo HGT 1.8 Flex no segmento dos hatchs premium. Rodamos rodamos cerca de 600 quilômetros com tranquilidade, desempenho e consumo de combustível adequados. O visual esportivo chamou a atenção como a avançada grade, o grupo óptico, as linhas laterais e a traseira com detalhes como as lanternas que lembraram a Alfa Romeo Giullieta. O Fiat Argo HGT 1.8 Flex custa a partir de R$ 64.600.
- Estacionei o Argo em um posto de conveniência na Nilo Peçanha, em Porto Alegre, e ao abrir a porta do carro, um casal curioso veio me perguntar "É o Argo da Fiat? – lembrou a jornalista Priscila Nunes que também testou o hatch premium.
- Bingo, eu me prestei a explicar detalhes e valores do veículo. Primeiro, comentei que estava gostando do carro e eles acharam que era meu (risos). Deixei assim. Até explicar ia perder o foco da conversa. Falei sobre a facilidade com que andei na cidade, o conforto, sobre a tela multimídia enorme no alto do painel (parte que mais gostei).
- Os detalhes em vermelho deixam o Argo moderninho e jovial. Também elogiei o botão Start/Stop, o qual desligava o motor em cada parada/sinaleira. Como era a versão topo de linha HGT 1.8, expliquei que o volante era em couro e mostrei os detalhes em vermelho no painel - continuou.
- Outro destaque que mencionei foi o espaço interno, ótimo para um hatch compacto, com espaço na altura do teto e na área do porta-malas. Deixei o casal satisfeito: "Vamos dar uma voltinha na concessionária ainda esta semana", abanou a mulher.
O visual do HGT valoriza detalhes que remetem à esportividade. Na versão testada, grade inferior com elemento vermelho, spoiler nos para-choques, molduras nas caixas de roda e na base da lateral, aerofólio e capa dos retrovisores em cinza, ponteira de escapamento larga e rodas de liga leve de 17 polegadas.
O Argo surpreendeu pelo bom espaço interno para um compacto. É o tipo de carro pequeno por fora e grande por dentro, ressaltou Priscila. Com 4 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,505 m de altura e entre-eixos de 2,52 m, acomoda bem dois adultos na frente e três atrás apesar do espaço reduzido do banco do meio. Os 300 litros do porta-malas aumentaram com o rebatimento dos encostos traseiros.
Volante multifuncional de base reta com ajuste de altura e profundidade, o banco do condutor com regulagem de altura facilitou encontrar uma boa posição para dirigir tanto na cidade quando na estrada. A direção com assistência elétrica foi bem calibrada para manobras de estacionamento e para velocidades mais altas.
No trânsito urbano, principalmente nas avenidas e radiais, o comportamento do Argo foi compatível com as características do 1.8 E.torqQ Vis Flex lembrou a editora multimídia digital. O câmbio manual de cinco marchas distribuiu bem os 135 cv e força (torque) de 18,8 kgfm, com gasolina, até 139 cv e força de 19,3 kgfm apenas com etanol.
Na estrada, o conjunto propulsor garantiu rápidas retormadas de velocidade com ultrapassagens seguras. Bastou pisar forte no acelerador para o motor responder. A troca de marchas foi tranquila com engates precisos. A suspensão firme mas macia privilegiou o conforto sem comprometer a estabilidade.
Os freios com ABS, sistemas de distribuição de frenagem, controles de tração e de estabilidade e auxilio de partida em rampa auxiliaram auxiliaram vencer curvas mais fechadas dentro dos limites de velocidade. A rolagem da carroceria foi mínima.
O interior combina o painel em três níveis e duas texturas, detalhes em vermelho e preto brilhante, cobertura vazada do quadro de instrumentos analógicos e digital, sistema multimídia Uconnect com tela de sete polegada sensível ao toque compatível com Android Auto e Apple Car Play, sistema de áudio e entradas USB e auxiliar.
Completo, o modelo avaliado contava com opcionais como câmera traseira e sensor de estacionamento ( R$ 1.200), ar-condicionado digital, sensores de chuva e luz, retrovisor anti-ofuscante e chave com sensor de aproximação (R$ 2.800), airbags laterais (R$ 2.500), bancos revestidos em couro e rodas de liga leve de aro 17 polegadas ( R$ 2.500).
Conclusão: O espaço interno do Argo surpreende considerando as dimensões do hatch compacto. Bem completa, o comportamento da versão topo de linha HGT foi adequada às características do conjunto propulsor, o motor 1.8 E.torq Vis Flex combinado com o câmbio manual de cinco marchas.