
O americano Robert Prevost, 69 anos, agora papa Leão XIV, celebrará a primeira missa do seu pontificado nesta sexta-feira (9). A cerimônia, marcada para as 6h, no horário de Brasília, será na Capela Sistina, no Vaticano.
Estarão presentes os outros cardeais que participaram do conclave. O Vaticano fará a transmissão ao vivo da missa.
Já no domingo (11), o pontífice deve recitar a oração Regina Coeli, na Basílica de São Pedro. Na segunda (12), Leão XIV deve se encontrar com jornalistas na Sala Paulo VI.
Primeiro papa americano
Robert Prevost, agora Leão XIV, nasceu em Chicago e tem 69 anos. Ele é o primeiro papa vindo dos Estados Unidos e também o primeiro pontífice oriundo de um país de maioria protestante.
Apesar das raízes norte-americanas, sua trajetória religiosa teve forte presença na América Latina, especialmente no Peru, onde atuou por anos como missionário e bispo.
Considerado reformista e discreto, Prevost ocupava, até ser eleito papa, cargos importantes na Cúria Romana, incluindo a chefia do Dicastério para os Bispos.
Veja o primeiro discurso do novo Papa:
Como foi o conclave
A eleição ocorreu após quatro rodadas de votação entre os 133 cardeais eleitores.
A fumaça branca, sinalizando a escolha do novo pontífice, apareceu às 13h07min desta quinta-feira (8), no segundo dia do conclave.
Prevost recebeu pelo menos 89 votos — dois terços do total necessário.