O XC90 será o primeiro modelo com blindagem original da Volvo Cars. A decisão atendeu pedidos de clientes nos últimos anos que buscavam veículos com alto nível de proteção pessoal para deslocamentos. A filial brasileira da montadora sueca também desenvolve projeto para versões de carros blindados leves destinados ao mercado nacional e para exportação global.
Na Europa, o XC90 T6 Inscription produzido na fábrica de Torslanda (Suécia) receberá a blindagem pesada na alemã Trasco Bremen GmbH, referência na construção de veículos de altos índices de proteção.
A blindagem aumentará o peso do SUV em cerca de 1.400 quilos e que passará para 4.490 quilos com cinco ocupantes.
Experiência brasileira
A partir do primeiro semestre de 2020 os XC40, XC60 e XC90 estarão disponíveis no país também com proteção adicional. Os utilitários esportivos produzidos na Suécia, receberão reforços estruturais na Alemanha e a blindagem será feira no Brasil.
O Brasil é um dos principais mercados do mundo para veículos blindados e a sueca aproveitará a experiência, a tecnologia brasileira e as possibilidades de venda no país.
Além da demanda interna , os utilitários serão exportados para os países da América Latina e para a Europa. Os carros blindados no Brasil terão proteção contra armas de fogo curto e, conforme a montadora sueca, manterão as mesmas características em comparação aos veículos padrão.
No mercado nacional, serão oferecidos o XC90, XC60 e XC40 com blindagem leve de fábrica.
Os XC90 T6 e o XC60 T6, na versão Inscription, blindados serão disponíveis para todo o mundo.
- Estamos muito orgulhosos em ver reconhecido o potencial técnico do Brasil como centro global de transformação e fornecimento de veículos blindados - diretor geral de Operações da Volvo Car Brasil, João Oliveira,