Com PRISCILA NUNES / Especial
O conjunto propulsor, os recursos eletrônicos como o sistema de condução semiautônoma e o luxuoso acabamento são os principais destaques do XC60 D5. O utilitário esportivo médio premium chega ao país em duas versões para enfrentar o Land Rover Discovery Sport. Com a mesma carroceria, interior e versões do T5 (motor a gasolina), o Volvo XC60 D5 custa de R$ 275.950, na versão Momentum, e de R$ 289.950, na Inscription.
O utilitário esportivo chega no melhor momento da Volvo Cars no mercado brasileiro ampliando suas opções. A sueca não participava do segmento diesel que representa 22% das vendas. Com o D5, a expectativa é de que os modelos diesel passem para 30%. Bem completo, apesar das restrições do combustível, a versão é justificada pelas características do segmento em que o diesel ainda é o presente e será o futuro ainda a médio prazo.
O motor dianteiro transversal 2.0, 16 válvulas, turbo diesel de 235 cv e força (torque) de 48,9 kgfm atua com o câmbio automático de oito velocidades e tração integral. Conforme a Volvo, o XC60 D5 faz 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada e tem autonomia de 994 km. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e chega a velocidade máxima limitada de 220 km/h.
O propulsor conta com o sistema Power Pulse, desenvolvido pela Volvo, que reduz o tradicional atraso do turbo nas acelerações.
Um pequeno compressor elétrico comprime e armazena o ar num depósito. Com o carro parado ou abaixo dos 2 mil giros, em primeira ou segunda marcha, o ar pressurizado é liberado e o turbo enche mais rápido.
O visual forte do XC60 repete a identidade visual da marca com ampla grade, capô longo e para-lamas largos. Com nos XC40 e XC90, a personalidade do utilitário esportivo é valorizada pelo avançado sistema de iluminação.
Faróis auto-direcionais em full LED com regulagem automática de altura LED com regulagem automática de altura, sistema antiofuscante e iluminação diurna (DRL) também em LED, em formato T (Martelo de Thor). Os faróis de neblina também são em LED. As lanternas traseiras conta com feixes de LEDs.
Montado sobre a plataforma SP, modular e flexível, o XC60 D5 tem 4,688 metros de comprimento, 1,902 m de largura e 1,659 de altura, a distância entre eixos é de 2,865. Cinco lugares, o porta-malas tem capacidade para 505 litros e o tanque de combustível para 71 litros. As rodas são de 19 polegadas e os pneus 235/55 R19.
O sofisticado interior do XC60 D5 tem revestimento em couro, madeira, alumínio e preto brilhante com detalhes que acompanham o design escandinavo. Direção elétrica, o quadro digital de instrumentos de 12,3 polegadas é personalizável.
Os bancos (em couro perfurado e ventilação na versão Inscripton) da frente têm ajustes elétricos e suporte lombar. A central multimidia (Sensus Connect) com tela vertical de nove polegadas sensível ao toque reúne quase todos os comandos do veículo. Também é interativa com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
O XC60 D5 traz avançados recursos eletrônicos de auxilio a condução semiautônoma que atuam com câmeras e sensores. O controle eletrônico de velocidade adaptativo mantém a distância do veículo da frente. O assistente de permanência em faixa mantém a trajetória do veículo.
O City Safety com assistente de direção atua para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte. Conta ainda com Mitigação de Pista Oposta que ajuda evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária, ativado entre 60 e 140 km/h.
Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System) avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego e ajuda a evitar choques.
Partida por botão, a primeira impressão é de que o XC60 D5 é um carro a gasolina. O silêncio do motor diesel chama a atenção. O turbo funciona sempre cheio com a potência bem distribuída pelas oito velocidades e a tração integral que pode chegar a 50% em cada eixo.
Com três jornalistas percorremos cerca de 250 quilômetros entre a Volvo Iesa, na Rótula do Papa, em Porto Alegre, ao parque dos aerogeradores em Osório.
Luxuoso interior, ergonomia perfeita, direção precisa e comandos bem posicionados, o XC60 D5 rodou tranquilo no trânsito urbano e depois na BR-290 que liga Porto Alegre a Osório. Ágil na cidade, exigiu cuidado na autoestrada para manter os limites de velocidades.
A jornalista Priscila Nunes, que também conduziu o XC60 D5, gostou do interior do utilitário esportivo, destacou o sofisticado acabamento, os recursos eletrônicos e ótima dirigibilidade.
- O luxuoso interior acomodou bem o condutor e acompanhantes. O silêncio chama a atenção. As acelerações do turbo surpreenderam em relação a outros carros com motor diesel que já dirigi. As respostas pareciam de um motor a gasolina. Os recursos eletrônicos facilitaram a condução. Se tivesse que resumir o XC60 D5 eu diria que foi impecável - completou Priscila.
Versões e preços
Volvo XC60
T5 Momentum - R$ 245.950
D5 Momentum - R$ 275.950
T5 Inscription - R$ 269.950
D5 Inscription - R$ 289.950
Fonte: Volvo Cars