Com Priscila Nunes / Especial
O pioneiro EcoSport na versão Titanium dispensou uma das suas principais características – a tradicional estepe na tampa do porta-malas. O Titanium 2020 usa pneus Run-Flat que rodam mesmo furados. Também trocou o motor de quatro cilindros 2.0 pelo três cilindros 1.5 e teve a direção, suspensão e freios recalibrados. O Ford EcoSport Titaniun Run Flat 200 tem preço de R$ 103.890.
Ao contrário da apresentação, quando rodamos com o EcoSport com um e dois pneus furados, desta vez percorremos quase mil quilômetros em condições normais. Em verdade, a principal diferença que sentimos nas ruas e estradas gaúchas foi o comportamento do novo conjunto propulsor. Os pneus só fazem diferença no piso irregular, na terra ou areia.
- O novo Titanium com pneus Run Flat pareceu muito próximo do anterior que testamos também na Serra. A diferença que senti foi no comportamento do motor 1.5 que foi um pouco mais lento em relação ao 2.0, mas nada que prejudicasse a condução – lembrou a jornalista Priscila Nunes.
A direção elétrica, a suspensão e os freios foram recalibrados para atender as características dos novos pneus e motor.
O que garantiu o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustível. Também o refinamento acústico recebeu tratamento para o conforto interno.
No Run Flat, as laterais são reforçadas e, mesmo o pneu furado e sem ar, a roda não toca no chão. A própria estrutura de borracha apoia o pneu na pista. Os pneus 205/50 R17 são montados em rodas de liga leve de 17 polegadas.
Priscila Nunes valorizou a adoção dos novos pneus Run Flat que “aumentaram a segurança, em especial na estrada a noite. Fiquei mais tranquila em saber que, mesmo com o pneu furado posso rodar 80 km a velocidade de 80 km/h”.
No asfalto regular das ruas e nas estradas não sentimos diferença com o EcoSport Run Flat.
No paralelepípedo, o ruído aumentou e o carro ficou mais duro, o que ocorreu também no pavimento irregular e na terra.
A recalibragem da direção, suspensão e freios compensou as diferenças dos novos pneus. Em velocidades mais elevadas os controles de estabilidade e tração ajudaram manter a trajetória.
Nas estradas da Serra e do Litoral, o Titanium Run Flat acompanhou as curvas mais acentuadas sem diferença ou balanço da carroceria, mesmo em velocidades mais elevadas.
A diferença na condução ficou com a menor potência do motor 1.5 em relação ao antigo 2.0, que agora é exclusivo da versão Storm com câmbio automático de seis velocidades e tração 4x4.
O 2.0 gera 170 cv e 20,6kgfm (gasolina) e 176 cv e 22,5 kgfm (etanol).
O desempenho foi compatível com os 130 cv e força (torque) de 15,6 kgfm (gasolina) a 137 cv e 16,2 kgfm (etanol) do motor de três cilindros 1.5 Ti-VCT Flex foram bem distribuído pelo câmbio automático de seis velocidades.
O Titanium rodou rápido na cidade. Ágil nas a arrancadas, acompanhou o fluxo de trânsito.
Na autoestrada Porto Alegre Osório manteve os limites de velocidade de até 110 km/h com sobra no acelerador.
A subida da Serra, entre Taquara e Gramado foi tranquila. A jornalista destacou o câmbio automático que aproveitou bem a potência e força do 1.5 com trocas de marchas praticamente imperceptíveis. Para ultrapassagens e retomadas de velocidade mais rápidas, a troca sequencial de marchas pelas aletas atrás do volante ajudou.
O consumo de combustível do Titanium na cidade ficou com médias entre 10,2 km/l e 11,9 km/l. Na estrada, variou de 13,6 km/l a 16,7 km/l, a velocidade constante de 80 km/h, e de 12,1 km/l a 14,5 km/l a 110 km/h. Sempre com gasolina.
Sem o estepe no porta-malas, o EcoSport Titanium ficou 17,3 centímetros mais curto. “O que facilitou as manobras de estacionamento em vagas pequenas. Gostei do mecanismo de abertura do porta-malas, mas ao invés de abrir para o lado, seria melhor se a tampa abrisse para cima”, enfatizou a jornalista.
Com 4,096 metros de comprimento, 1,765 m de largura, 1.693 m de altura e 2.519 m de distância entre eixos, o EcoSport tem bom espaço na frente e acomoda bem dois adultos atrás.
Acesso por aproximação e partida por botão, o acabamento interno do Titanium é bom. O interior claro agradou pelo painel revestido em material macio, dos bancos e laterais das portas em couro bege.
- A central multimídia sempre é um dos primeiros itens que gosto de testar. O Sync 3 com tela "flutuante" de 8 polegadas sensível ao toque, comando por voz e interface rápida, foi fácil de usar, além de conexões com o Apple CarPlay e Android Auto. Para acompanhar, o sistema de som é da Sony, de ótima qualidade.
O quadro de instrumentos analógico digital, ar-condicionado digital, câmera de ré, sensores de chuva e de crepúsculo ( acendimento automático dos faróis), teto solar e sete airbags - frontais, laterais, cortina e joelho do motorista – foram destacados por Priscila.
Conclusão: Ao rodar com o pneu furado por 80 km à velocidade de 80 km/h, o Titanium Run Flat aumentou a segurança e reduziu riscos, principalmente na estrada a noite. Com desempenho menor, o novo conjunto propulsor aumentou a eficiência energética e reduziu o consumo de combustível. Bem equipado, os pneus Run Flat fazem a diferença do EcoSport em relação aos concorrentes.