A tampa traseira limpa, sem a estepe, na versão Titanium Run Flat, é a principal novidade do EcoSport 2020. O utilitário esportivo compacto é o primeiro do seu segmento com a tecnologia que permite o pneu furado rodar 80 km a velocidade de 80 km/h e até 200 km com o kit de reparo. As demais versões mantém a estepe. O Ford EcoSport Titanium Run Flat 2020 custa R$ 103.890.
Sem a estepe na tampa do porta-malas que identificou o EcoSport desde o seu lançamento, a versão Titanium Run Flat ficou com a traseira limpa. O visual ficou semelhante com os utilitários esportivos de vocação urbana.
A gerente de Produto da Ford, Adriana Carradori, os compradores do EcoSport têm a possibilidade de optar por uma versão mais urbana ou mais aventureira, de acordo com a sua preferência e perfil de uso.
Pesquisa realizada durante o desenvolvimento do Titanium Run Flat mostrou mudanças na preferência dos compradores com avanço de componentes de segurança. Design continua em primeiro lugar com 77%. A mobilidade e segurança avançou para segundo com 46%, seguido por economia de combustível – 20%, e nível de equipamento – 20%. A maioria afirmou que se sentiria mais segura com essa tecnologia no veículo.
Os pneus Run Flat são usados por veículos especiais e do segmento premium no mercado mundial. Com a tecnologia desenvolvida com fico naa segurança, equipam veículos na Europa, China, América do Norte, Índia e África.
A mobilidade e a segurança dependem muito dos pneus, necessidades garantidas pelos pneus Run Flat, ou ZP (Zero Pressure). As laterais reforçadas permitem rodar mesmo se um deles perder totalmente a pressão, dentro de certos limites de distância e velocidade.
No caso de furo o condutor é avisado pelo sistema de monitoramento de pressão dos pneus, no quadro de instrumentos, e pode continuar rodando.
Em viagem, o conserto poderá ser feito de depois, com segurança, no momento e local mais adequados.
Os pneus Michelin ZP do novo EcoSport Titanium permitem percorrer até 80 km à velocidade de 80 km/h com pressão zero.
Usando o kit de reparo que acompanha o veículo, a distância passa para 200 km, com o mesmo limite de velocidade.
Com o uso dos novos pneus Run Flat, a direção elétrica, a suspensão e os freios foram recalibrados para garantir o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustível. Também o refinamento acustíco recebeu tratamento para o conforto interno.
O sistema de monitoramento de pressão dos pneus mostra na tela do quadro de instrumentos um gráfico com a calibração de cada pneu. Quando a pressão baixa, o condutor é avisado por alertas sonoro e visual. O kit de reparo com compressor que funciona conectado à tomada 12 V do veículo e um tubo de líquido selante.
O EcoSport Titanium ficou cinco quilos mais leve. Perdeu 13 kg com a dispensa do estepe, macaco e chave de rodas, mas aumentou oito quilos pelos pneus mais pesados e pelo kit de manutenção. Também ficou 173 milímetros mais curto com 4,096 metros de comprimento.
O Titanium 2020 trocou o motor 2.0 pelo novo três cilindros 1.5 Ti-VCT Flex de 130 cv a gasolina até 137 cv com etanol.
A transmissão permanece a automática de seis velocidades com troca sequencial de marchas por telas atrás do volante.
A versão top urbana do EcoSport tem acesso por aproximação a partida por botão. O acabamento do painel é macio, bancos e laterais das portas revestidos em couro, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas sensível ao toque, sete airbags, monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, entre outros. As luzes diurnas sem em LED.
Na apresentação, o EcoSport Titanium 2020 teve dois test-drives. No primeiro, com o jornalista Cesar Bresolin, percorremos 58 quilômetros entre Boa Vista e a pista de provas da Ford, em Tatui. Na Rodovia Castelo Branco, em velocidades de até 110 km/k, com os novos pneus a rodagem foi um pouco mais dura, sem comprometer o conforto.
Na pista, o objetivo foi mostrar a eficiência da tecnologia Run Flat no EcoSport.
Engenheiros usaram uma furadeira para perfurarar um dos pneus dos carros para serem testados.
No circuito o EcoSport rodou tranquilo a 80 km/h, fez curvas fechadas e slalon em segurança apesar da velocidade elevada.
Claro que os controles de estabilidade e tração ajudaram. A recomendação da Ford é de condução segura e evitar manobras radicais.
Ford EcoSport
SE 1.5 M/T - R$ 78.990
SE 1.5 A/T - R$ 84.990
FreeStyle 1.5 M/T - R$ 85.890
FreeStyle 1.5 A/T - R$ 91.890
Titanium Run Flat 1.5 A/T (sem estepe) - R$ 103.890
Storm 2.0 A/T - R$ 108.390
Fonte: Ford
Viagem a convite da Ford