Com Priscila Nunes / Especial
Visual atualizado, bom conjunto propulsor, suspensão adequada às ruas e estradas brasileiras, o Yares Sedan mostrou suas qualidades nos 600 quilômetros que rodamos em Porto Alegre e no Litoral gaúcho. Bem completo na versão mais sofisticada, o Toyota Yaris 1.5 XLS CVT custa R$ 77.590.
As linhas do sedã compacto remetem ao irmão maior, o Corolla. Na frente, os faróis espichados escurecidos com as luzes diurnas (RDL) em LED são integrados à grade. A generosa entrada ar em preto fosco acompanha o para-choque que traz os auxiliares de neblina nas pontas. As laterais limpas são marcadas por vincos. Atrás, as lanternas em LED avançam na tampa do porta-malas.
O Yaris rodou tranquilo nas ruas e estradas gaúchas. Sobrou disposição nas avenidas e perimetrais. O conjunto propulsor liberou força e potência acompanhando a pressão no acelerador. No trânsito congestionado, o câmbio continuo variável (CVT), que simula sete velocidades virtuais, mostrou suas virtudes e garantiu desempenho com economia de combustível.
Na estrada, os 105 cv e força (torque) de 14,3 kgfm (gasolina) a 1 10 cv e força de 14,9 kgfm (etanol) atenderam bem o sedã compacto que pesa 1.150 quilos. O câmbio automático CVT foi perfeito. O baixo nível de ruído interno só foi prejudicado quando o motor foi exigido em rotações elevadas.
A jornalista Priscila Nunes acompanhou o pré-lançamento do Yaris em São Paulo e também conduziu o sedã compacto no Estado. “ Na prática, gostei do conforto do carro e da boa aceleração. O câmbio CVT foi ótimo, principalmente no trânsito urbano, ao dispensar a cansativa troca frequente de marchas”.
O comportamento dinâmico do Yaris foi semelhante ao do Etios. A excelente suspensão, bem calibrada, privilegiou o conforto sem comprometer a estabilidade.
Absorveu as pequenas irregularidades do pavimento comuns nas ruas e estradas.
Firme e macia permitiu também vencer trechos sinuosos em declive e curvas acentuadas sem tendência de rolagem da carroceria.
O consumo de combustível foi um dos menores do segmento. Pelo Inmetro, o Yaris sedã 1.5 CVT faz médias de 8,9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (etanol) e 13 km/l e 14,4 km/l (gasolina).N test-drive, foram de 11,9 km/l a 13,8 km/l na cidade. Na estrada, em velocidades constantes foram de 14,1 km/l a 18,7 km/l (80 km/h) e de 13,8 km/l a 17,1 km/l (110 km/h).
Com 4,42 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,49 m de largura e distância entre eixos de 2,55 m, sobra espaço para o condutor e acompanhante da frente. Também para três adultos no banco traseiro, pois o assoalho plano facilita a posição dos pés para quem senta no meio. O porta-malas leva 473 litros.
Bem completa, acesso por aproximação e partida por botão, a versão topo de linha tem revestimento em couro , volante multifuncional com aletas para troca sequencial de marchas, coluna de direção com ajuste de altura, quadro de instrumentos analógicos e digital com tela de TFT de 4,2 polegadas e 16 funções.
Bancos revestidos em couro, central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque e câmera de ré integrada, ar-condicionado digital, retrovisores, vidros, travas das portas e teto solar elétricos, sensor de chuva e sete airbags.
- A direção elétrica combinada com o ajuste de altura do volante e do banco garantiram boa posição de dirigir, que seria ainda melhor com a regulagem de profundidade da coluna de direção.
A jornalista valorizou o sistema de som com rádio, leitor de CD e MP3, entradas USB e auxiliar e viva-voz, Bluetooth. E ainda o amplo porta-malas com espaço para colocar várias malas ao viajar com a família e amigos.
Conclusão: O Yaris Sedan conta com bom conjunto propulsor, ajustamento perfeito da suspensão e espaço generoso para jovens famílias. Bem completo, na versão topo de linha 1.5 XLS CVT, também tem como apelo o consumo de combustível, um dos menores do segmento, e preço compatível com a concorrência.