Com Priscila Nunes / Especial
A dúvida que ficou depois de testar o Civic Si na pista do Velo Cittá sobre o comportamento do esportivo Honda na estrada foi resolvida. Na BR-290, entre Porto Alegre e Osório, o Si provou sua versatilidade e reproduziu em parte o alto desempenho do autódromo de Mogi Guaçú (SP) dentro dos limites de velocidade na via publica. O Honda Civic Si 2018 custa R$ 159.900.
A experiência no Velo Cittá foi alta adrenalina com trechos travados, curvas sinuosas e retas onde o turbo 1.5 despejou potência. Na freeway gaúcha, o desafio das longas retas foi manter os limites de velocidade. Nas duas condições o Si foi perfeito para quem gosta de condução esportiva.
O visual forte do Si é diferenciado dos modelos quatro portas na frente pelo para-choques vigorosos com amplas aberturas em preto brilhante, grade com o logotipo e , faróis exclusivos em full LED.
Nas laterais, as duas portas são maiores, o teto rebaixado e rodas personalizadas de aro 18 polegadas e pneus 235/40 R18. O amplo aerofólio, as novas lanternas também em LED, defletores de ar na base do para-choque e escapamento central cromado completam a traseira.
O casamento do 1.5 turbo 12V e injeção direta com a transmissão manual de seis marchas foi perfeito. Os 208 cv e força (potência) de 26,5 kgfm foram bem distribuídos nas rodas dianteiras independente das condições de pista ou estrada. A direção com repostas rápidas, a suspensão bem ajustada e os recursos eletrônicos facilitaram a condução segura sem comprometer a esportividade. Com o Si próximo do limite de aderência, os pneus mais largos e os controles de estabilidade e tração corrigiram a trajetória.
A jornalista Priscila Nunes, que também dirigiu a versão esportiva do Civic na freeway, elogiou transmissão manual de seis velocidades, uma ótima opção para quem gosta de ter total controle nas trocas de marchas e retomadas.
- O Si ignorou as curvas mais acentuadas. O conjunto propulsor, a direção rápida e precisa e a suspensão mais rígida estimularam a condução. A aerodinâmica e a rigidez torcional fizeram bem ao cupê de duas portas - destacou a jornalista.
Bem posicionada, com engates curtos e precisos, a palanca facilitou trocas de marchas rápidas e o aproveitamento do motor nas curvas fechadas do Velo Cittá. Na autoestrada, as relações bem escalonadas, facilitaram as retomadas de velocidade e ultrapassagens seguras.
O bom desempenho do Civic no modo Normal ficou ainda melhor no Sport. O Si pareceu um carro de dupla personalidade. A direção ficou mais direta, a suspensão adaptativa mais firme e o acelerador mais sensível. Perfeito para o circuito fechado do autódromo.
- Na no trecho final da autoestrada, apertei a opção Sport no console central. Senti a suspensão mais rígida e firme e aumentou a sensibilidade do acelerador. O ronco afinado que saiu pelo escapamento e os engates sempre rápidos, precisos e justos empolgaram. Gostei bastante da experiência-, ponderou Priscila .
Concordamos – eu com a experiência na pista - e a Priscila na autoestrada – que o Civic Si é um esportivo fácil de dirigir, divertido, surpreendentemente dócil que atende rápido e com precisão as ordem do condutor.
Um carro que está sempre na mão do condutor.
-Saímos de Porto Alegre pela BR-116 e fomos até Osorio pela freeway. A posição baixa para dirigir foi interessante. Os utilitários esportivos são vistos cada vez mais nas ruas pelos bancos altos e andar num carro baixo foi diferente.
O interior, esportivo, funcional e sofisticado do Civic Si é revestido em tecido, couro e detalhes cromados, em alumínio e material que lembra fibra de carbono. Priscila gostou da contraste do vermelho com o preto na iluminação do quadro de instrumentos digital, e também presente nas costuras do volante, bancos e laterais das portas.
O quadro de instrumentos pode ser personalizado. Dos mais completos, a tela digital entre o velocímetro e o conta giros mostra pressão a pressão do turbo e até a Força G, força dos pedais do acelerador e freio e cronômetro. Luzes coloridas indicam a troca de marchas.
Os bancos dianteiros tipo concha com encostos de cabeça integrados têm regulagem manual. São revestidos em tecido e acomodaram bem o condutor e acompanhante. Nas curvas, seguraram o corpo. Os pedais em alumínio são bem posicionados.
Partida por botão, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, interativa com Android Auto e Apple CarPlay , e imagens das câmeras de ré e sob o retrovisor direito. “Algumas funções como o ar-condicionado são comandadas pela tela e nem sempre fáceis de executar”, ponderou Priscila.
O SI tem ainda sensor de chuva, sistema de som com dez alto-falantes, teto solar e freio de estacionamento elétricos. Também seis airbags – frontais, laterais e de cortina - , controles de tração e estabilidade , entre outros.
- O Si é elegante e uma máquina para quem gosta de viajar e andar pelas estradas mais longas com esportividade, conforto e segurança - lembrou Priscila.
Conclusão: O Honda Civic Si privilegia a esportividade com potente conjunto propulsor, interior personalizado e recursos eletrônicos. A vocação esportiva com modificações na direção, suspensão e configuração interna não comprometeram o conforto.