O visual arrojado voltou. Com a nova plataforma o Civic 2017 ficou maior e recebeu novos recursos eletrônicos em relação ao modelo anterior. O design ousado combina as linhas agressivas da frente e da traseira com o teto descendente mais baixo que remete um cupê de quatro portas. No interior, além do espaço para o condutor e acompanhante, acomoda bem três ocupantes no banco traseiro. Nos mais de 700 quilômetros rodados, o sedã médio mostrou aperfeiçoamentos que melhoraram a dirigibilidade, em especial na estrada. O Honda Civic EXL 2017 custa R$ 105.900.
Civic ganhou 11 centímetros no comprimento, que passou para 4,63 metros, cinco centímetros na largura que foi para 1,80 m, mas ficou 2,5 centímetros mais baixo, com 1,41 m em relação ao modelo anterior. Com o entre eixos de 2,70 m, os quatro centímetros a mais fizeram a diferença melhorando o espaço interno. O porta-malas também cresceu e leva 525 litros.
O antigo motor 2.0 16 válvulas flex foi aperfeiçoado. São de 150 cv (gasolina) a 155 cv (etanol) e força (torque) de 19,3 kgfm que atuam combinados com o câmbio continuo variável (CVT) que simula sete marchas. O desempenho é compatível com as características do conjunto propulsor. Atende as necessidades do sedã na cidade, com respostas rápidas, sem comprometer o consumo de combustível. Na cidade as médias ficaram entre 7,9 km/l e 10,9 km/l conforme o fluxo de trânsito. Na estrada em velocidades constantes variou de 14,9 km/l a 80 km/h a 12,8 km/l.
Na estrada, o comportamento foi bom nos mais de 400 quilômetros entre Porto Alegre, Caxias do Sul e Capão da Canoa. Nos trechos de subida da serra, o conjunto propulsor foi bem. O melhor desempenho foi na Rota do Sol com trechos sinuosos na descida da Serra para o Litoral. Exigiu acelerações rápidas para ultrapassagens e uso contínuo dos freios.
A nova plataforma, os pneus mais largos e a direção elétrica varíavel melhoraram a dirigibilidade. A suspensão traseira multilink e os pneus 215/50 R17 colaboram com a estabilidade. O Civic ignora curvas mais acentuadas com reduzida movimentação lateral. Os sistemas de tração, estabilidade e o novo de vetorização de força (torque) por frenagem (atua na roda interna da curva) ajudam manter a trajetória e auxiliam em situações de risco.
A jornalista Priscila Nunes que também dirigiu o Civic, considerou a condução para Caxias do Sul como uma experiência diferenciada.
- Chamaram minha atenção a praticidade interna, o volante multifuncional e o painel dinâmico. A central multimídia mostrou respostas imediatas ao toque. Foi divertido trocar as faixas de músicas durante a viagem até a Serra. Na Rota do Sol, em curvas acentuadas o conforto e a segurança foram indiscutíveis devido a estabilidade do veículo, em conjunto com as respostas mais rápidas e suaves do câmbio CVT.
O acabamento interno combina couro, materiais macios e detalhes em preto brilhante e cromados. Os bancos, revestidos em couro, são confortáveis, principalmente em viagens mais longas. O quadro de instrumentos com mostradores digitais tem fácil visualização. No espaço liberado da alavanca do freio de estacionamento, agora é elétrico, está um útil porta-objetos. O nível de ruído é baixo, mas aumenta nas acelerações quando o motor sobe muito de rotação.
O volante multifuncional traz aletas para a troca sequencial de marchas para que gosta de uma condução mais esportiva. O ar-condicionado automático digital de duas zonas atende às necessidades do sedã. A central multimídia tem tela de 7 polegadas com navegação por GPS integrada, imagem da câmera de ré, som rádio, entrada SUB e auxiliar, Bluetooth, viva-voz e conexão com smartphones pelos sistemas Android Auto e Apple Car Play. O Civic conta ainda com controlador eletrônico de velocidade, airbags frontais, laterais e de cortina.
Conclusão: O Civic ficou maior, mais confortável e esportivo. É o tipo de carro para quem gosta de estar atualizado. A versão EXL, equipada com o motor 2.0, tem bom espaço, acabamento sofisticado e avançada central multimídia. Conta com recursos eletrônicos de segurança mas peca pela falta de equipamentos existentes nos modelos do seu segmento e que têm preços inferiores.