Com PRISCILA NUNES / Especial
A versatilidade de um utilitário esportivo combinada com as características de um carro de passeio fazem o Tracker perfeito para quem procura um veículo para o uso urbano e viagens com a família. Comportamento perfeito para encarar as ruas e estradas com adequada relação custo/benefício, fabricado no México, o Chevrolet Tracker 1.4 Turbo 16V Flex Premier II 2018 custa R$ 99.890.
O utilitário esportivo Chevrolet repetiu o comportamento das avaliações anteriores realizadas em Detroit (Estados Unidos) e no Estado no ano passado. Desta vez, rodamos 900 quilômetros, dos quais, cerca de 400 quilômetros pelas ruas de Porto Alegre e no interior gaúcho.
A cor vermelha em tom de vinho metálico agradou a jornalista Priscila Nunes que novamente conduziu o crossover.
Ela ressaltou a praticidade do acesso por aproximação e da partida por botão. “Supermoderno e potente, o Tracker foi ótimo para andar na cidade e levar a família e amigos para diversos lugares”.
O conjunto propulsor, o mesmo do Cruze, – motor 1.4 16V turbo flex e câmbio automático de seis velocidades – garantiu bom desempenho pesar de quase 1.500 quilos do Tracker. O SUV foi ágil nas ruas, avenidas e perimetrais.
- No anda e para do trânsito congestionado, o star/stop, que desliga o motor nas paradas rápidas, mostrou sua eficiência e ajudou na redução do consumo de combustível. O funcionamento do sistema passou praticamente desapercebido – lembrou Priscila.
Nas viagens ao litoral, o conjunto propulsor mostrou sua versatilidade nas BR-290, entre Porto Alegre/Osório, BR-101 até próximo a Torres e nas RS-407 e 398, a Estrada do Mar. Também a direção elétrica progressiva e a ótima suspensão firme absorveram as irregularidades do pavimento. Os pneus 215/55 R18 e os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e os controles eletrônicos de estabilidade e de tração ajudaram nos trechos mais sinuosos.
- No limite de velocidade, em curvas mais fechadas, ocorreu leve oscilação da carroceria. Os recursos eletrônicos como os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa foram importantes para facilitar a condução – afirmou a jornalista.
O motor de quatro cilindros 1.4 16V, turbo, injeção direta de combustível, flex gera 150 cv (gasolina) e força (torque) de 24 kgfm a 153 cv (etanol) e 24,5 kgfm distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades nas rodas dianteiras. Conforme a General Motors, o Tracker acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e chega a velocidade máxima de 198 km/h.
No teste, o consumo de combustível foi melhor do que o consumo médio do Inmetro para gasolina: cidade - 10,6 km/l, e estrada – 11,7 km/l. No fluxo urbano rodamos com médias entre 8,1 km/l e 10,2 km/l. Na estrada, de 13,5 km/l e 15,6 km/l, na velocidade constante de 80 km/h, e 10,4 km/l a 12,6 km/l a 110 km/h.
Com 4,258 metros de comprimento, 1,776 m de largura, 1,678 m de altura e 1,678 m de distância entre-eixos, o espaço é bom para o condutor e acompanhante. O Tracker também acomodou bem dois adultos e uma criança no banco traseiro. O porta-malas leva 360 litros passam para 735 litros com o banco traseiro rebaixado..
O acabamento, a sofisticação e o conforto interno remetem ao Cruze com revestimento em couro e tecido e materiais macios no painel. O baixo nível de ruído aumentou acompanhando a velocidade.
O quadro de instrumentos analógico digital, bem completo, foi de fácil visualização. Priscila gostou da central multimídia MyLink com tela de sete polegadas sensível ao toque e interativa com os sistemas Android Auto e Apple Car Play. A câmera de ré, o alerta de movimentação traseira e os sensores ajudaram nas manobras de estacionamento.
O app do OnStar no smartphone permitiu acompanhar diversas funções do veículo. Para completar, teto solar com acionamento elétrico. A jornalista lembrou que no teste anterior, o OnStar nos salvou quando furou um pneu e o Wize estava sem sinal.
Conclusão: Nos três testes em que rodamos mais de dois mil quilômetros, o Chevrolet Tracker comprovou sua versatilidade. O espaço, o conforto e o desempenho foram adequados à relação custo/benefício e os novos recursos como os controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistemas de alerta de movimentação traseira (em marcha ré) e de ponto cego.