A neve ao longo da estrada e a temperatura de -12º com sensação térmica de -20º dos Estados Unidos, em janeiro passado, deram lugar ao clima agradável do outono gaúcho. Foram 150 quilômetros rodados em Detroit e mais de 1.200 quilômetros percorridos no Estado, dos quais cerca de 900 nas estradas, num test-drive que procurou explorar as principais características do utilitário esportivo importado do México. O Chevrolet Tracker LTZ 2017 custa R$ 99.890.
Reestilizado, o Tracker 2017 avançou no desempenho, conforto e segurança em relação ao modelo anterior. Equipado com o mesmo conjunto propulsor do Cruze – o motor 1.4 16V turbo flex e câmbio automático de seis velocidades, o Tracker rodou bem na cidade. Mas foi na estrada que mostrou suas virtudes. Primeiro numa viagem para litoral e depois para a serra Gaúcha incluindo trechos ruins e de terra batida. Com novos conjunto propulsor e recursos eletrônicos, o utilitário esportivo ganhou comportamento mais vigoroso, credencial para viagens com a família.
Na cidade, sobra potência para o 1.4 16V turbo flex. O câmbio automático de seis velocidades distribui bem os 150 cv (gasolina) em quaisquer condições. O utilitário rodou tranquilo com a força do motor disponível numa ampla faixa de rotações, o que ajuda enfrentar os congestionamentos. O funcionamento do Start/Stop (desliga e liga o motor), que reduz o consumo de combustível, passa praticamente desapercebido nas paradas nos sinais. Basta tirar o pé do freio para a retomada do motor. Na cidade, o consumo médio ficou entre 7,9 km/l e 9,9 km/l enquanto na estrada variou de 13,4 km/l e 15,8 km/l a velocidade constante de 80 km/h e 10,6 km/l a 12,3 km/l a 110 km/h.
A direção elétrica com assistência progressiva facilita a condução. Leve na cidade, fica mais firme acompanhando o aumento da velocidade. A ótima suspensão também é firme sem comprometer o conforto tanto na cidade quando na estrada. Entre Porto Alegre e Torres, o Tracker, acomodou bem cinco ocupante, sendo uma criança no banco traseiro. O nível de ruído interno é mínimo mesmo com o vento forte e o aumento da velocidade na estrada.
O interior dá a sensação que cresceu em relação ao modelo anterior pelo posicionamento do painel e dos comandos e o aumento da área envidraçada. O acabamento, a sofisticação e o conforto interno remetem ao Cruze com destaque para os bancos revestidos em couro e tecido e o uso de novos materiais no painel.
O quadro de instrumentos analógico digital, também novo, é bem completo e tem perfeita visualização. A central multimídia MyLink com tela de sete polegadas sensível ao toque é interativa com os sistemas Android Auto e Apple Car Play. A câmera de ré, o alerta de movimentação traseira e os sensores ajudam nas manobras de estacionamento. Para completar, o OnStar, por app no smartphone, permite acompanhar o funcionamento de diversos componentes do veículo. Os 360 litros do porta-malas aumentam para 735 com o banco traseiro rebaixado. Para completar, teto solar com acionamento elétrico.
O OnStar ajudou encontramos o melhor caminho até o centro de São Francisco de Paula. Nas curvas mais fechadas , no limite de velocidade, ocorreu leve oscilação da carroceria. Sentimos a falta dos controles de tração e estabilidade. Foi a partir da cidade serrana que começou a parte mais importante e também mais emocionante da avaliação. Perfeito até São Francisco de Paula, o Tracker enfrentou sem medo o piso irregular e a sucessão de buracos pelos 30 quilômetros que levam a Rota do Sol, no acesso à Tainhas.
A direção garantiu a sensação de pleno do domínio do crossover ao desviar de buracos e fazer utrapassagens. A suspensão absorveu pequenas imperfeiçoes sem transmitir as oscilações para o interior. As rodas aro 18 com pneus Continental ContiProContact 215/55 ignoraram as irregularidades até que a roda dianteira esquerda foi literalmente engolida por uma cratera. Para sorte minha e da jornalista Priscila Nunes, que participava do teste, havia um borracheiro perto. Foi trocar o pneu pelo estepe, rodar 800 metros e ficar na fila por mais de meia hora para o conserto do pneu.
Resolvido o problema, seguimos pela Rota do Sol em direção Fazenda Capão do Capim. O trecho mal conservado, movimentado por caminhões e em obras foi percorrido em baixa velocidade, com cuidado e fugindo dos buracos. Foram quase 45 minutos para percorrer cerca de 20 quilômetros. Foi com um sorriso que a Priscila avistou o Celta Vermelho do capaz da fazenda da Família Santos Andrade, o seu Jairo. Seguimos por três quilômetros por uma estradinha sinuosa de terra até a sede da Capão do Capim para gravação de vídeos e fotos. A volta, por Canela e Gramado foi sem surpresas, apesar da chuva forte na descida da serra.
Para Priscila, o Chevrolet Tracker mostrou que não é só na cidade que possui um bom desempenho.
-Fomos até São Francisco de Paula com tranquilidade e segurança. As estradas esburacadas não nos ajudaram. No meio do caminho, até o pneu furou e tivemos que trocar. Fora isso, usamos o sistema OnStar que funcionou rapidinho. Ao chamar uma vez, perguntamos à Central qual a direção que poderíamos seguir, já que o Wize estava sem sinal. Deu certo e seguimos pela estrada que continuava esburacada. Atenção total.
No Lago São Bernardo, em São Francisco de Paulo, Priscila lembra que “tivemos que parar para os gansos atravessaram a estradinha que tinha virado nosso local de test-drive. Lindo o lugar, fizemos diversos vídeos lá”.
- Ao chegar na Fazenda Capão do Capim, até os cavalos nos deram boas-vindas. Olhavam para cada clique que fazíamos. O carro chamava a atenção tanto das pessoas quanto dos animais (brincadeira). Dirigir o Tracker foi uma sensação de conforto e tecnologia. Poderíamos ter percorrido mais e mais quilômetros sem nenhum problema.
Conclusão: reestilizado por fora e por dentro, a direção com assistência elétrica e o novo conjunto propulsor – motor 1.4b turno e o câmbio automático de seis marchas – fazem a diferença no novo Tracker. O crossover mexicano avançou, ganhou novos recursos eletrônicos e sistemas de conectividade MyLink 2 e OnStar embora ainda não conte com os controles de estabilidade e tração. É tipo de carro para quem busca conforto, desempenho e segurança no uso na cidade e para viagens sem comprometer a relação custo beneficio.
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