A maior ofensiva na história da Volkswagen no Brasil continuou com a chegada do Tiguan. A montadora alemã aproveita a retomada das vendas do setor automotivo e promete 20 novos veículos até 2020. O presidente da Volkswagen do Brasil e América do Sul, Pablo De Si destaca o bom momento da marca, que cresceu 32% no primeiro trimestre, enquanto o mercado avançou 15%. “Estamos próximos da concorrente norte-americana e vamos chegar logo a liderança”. Com três versões, o Volkswagen Tiguan Allspace 2018 custa de R$ 124.990, na 250 TSI, a R$ 179.990, na 350 TSI R-Line
O Tiguan Allspace é o primeiro de cinco utilitários esportivos que a Volkswagen lançará no mercado brasileiro até 2020.
O SUV VW concorrerá diretamente com o Jeep Compass, Chevrolet Equinox, Honda CR-V, Kia Sorento e Sportage, Hyundai ix35 e Toyota SW4, entre outros.
Na segunda geração, desenvolvido sobre a arquitetura modular MQB, o Tiguan é produzido na planta de Puebla, no México.
O SUV médio chegará em três versões de acabamento, cinco e sete lugares, e duas opções de motores TSI que atuam com câmbios automáticos de seis e sete velocidades e trações dianteira e integral 4 Motion. A tropicalização incluiu ajustes no motor 1.4 TSI para flexibilizar o consumo de combustível.
Na frente, o visual do Tiguan Allspace é valorizado por três barras cromadas sobre a grade e que separam os grupos óticos com iluminação diurna em LED. As generosas entradas de ar inferiores em preto, também cortadas por barra cromada, trazem os faróis auxiliares de neblina. Os faróis com lentes específicas diferenciam cada versão.
As laterais são marcadas por vincos e rodas personalizadas em desenho e medida para cada opção. Na traseira, as lanternas trapezoidais invadem as laterais e acompanham a forma dos escapamentos. Os refletores têm iluminação em LED.
O motor 1.4 TSI Total Flex – versões 250 TSI e Confortline 250 TSI - gera 150 cv e força (torque) de 25,5 kgfm e atua combinado com à transmissão DSG de seis velocidades e tração dianteira. O 250 TSI de cinco lugares pesa 1.562 quilos e o Confortline 250 TSI de sete lugares 1.598 quilos. As duas versões aceleram de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chegam à velocidade máxima de 198 km/h tanto com etanol quando gasolina ou qualquer mistura dos dois combustíveis.
Exclusivo da versão R-Line 350 TSI, o propulsor 2.0 TSI a gasolina - mesmo motor do Golf GTI - de 220 cv e 35,7 kgfm de força (torque) atua com o câmbio DSG de sete velocidades e a tração integral 4 Motion. Com 1.785 quilos, o R-Line acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h.
Todo novo, o Tiguan Allspace cresceu. Ficou mais comprido, largo, baixo e tem maior distância entre-eixos em relação à geração anterior. São 4,701 metros de comprimento (mais 274 mm), 1,839 m de largura (mais 30 mm) e distância entre eixos de 2,790 m (mais 185 mm). A altura diminui passando para 1,658 m (menos 7 mm).
Bancos traseiros rebatíveis individualmente em todas as versões, o encosto dos bancos da segunda fila tem ajuste de inclinação e pode ser deslocada para frente e para trás. Na opção de cinco lugares, o porta-malas leva 710 litros (mais 240 litros) em relação à geração anterior). Com os bancos traseiros rebatidos a capacidade de carga chega aos 1.870 litros considerando até o teto.
As configurações de sete lugares, com duas fileiras de bancos (cinco lugares) leva 686 litros e com as três filas (sete lugares) o espaço fica em 216 litros. Com as segunda e terceira filas rebatidas, a capacidade aumenta para 1.761 litros.
Versões e preços
Tiguan Allspace
250 TSI - R$ 124.990
Motor 1.4 turbo de 150 cv e câmbio automático de seis velocidades, volante multifuncional com aletas para troca sequencial de marchas, ar-condicionado digital de três zonas, start/stop, central multimídia Discover Media com tela digital de oito polegadas, navegação por GPS e interativa com Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link, Bluetooth (dois celulares), Viva-voz, três entradas USB (duas na frente e uma no banco traseiro), start-stop, freio de estacionamento eletrônico, assistente de movimentação em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sensores dianteiros, traseiros e de chuva, detector de fadiga, monitoramento de pressão de pneus, rack de teto preto e rodas de liga-leve de 17 polegadas e pneus 215/65 R17.
250 TSI Comfortline - R$ 149.990
Mais bancos dianteiros com revestimento em couro, ajustes elétricos, memória de três regulagens e aquecimento, câmera de ré, faróis e lanternas em LED, mesas do tipo avião nos encostos dos bancos, rack de teto cromado, frisos cromados e rodas de liga-leve de 18 polegadas e pneus 235/55 R18).
350 TSI R-Line - R$ 179.990
Motor 2.0 turbo de 220 cv e câmbio automático de sete velocidades e tração integral 4 Motion, acesso por aproximação (chave presencial), quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas configurável, revestimento interno preto e identificação R-Line, soleiras e pedais em aço inoxidável, seletor de modos de condução, controle eletrônico de velocidade adaptativo, faróis com ajuste automático, porta-malas com abertura elétrica e sensor, assistente de descida, sistemas de estacionamento automático, de detecção de pedestres e frenagem de emergência, para-choques e saias laterais com visual esportivo, rodas de 19 polegadas e pneu pneus 255/45 R19.
OPCIONAL
Para todas as versões - teto solar panorâmico - R$ 4.000 .
As três primeiras revisões do Tiguan Allspace - 10.000 km/ 12 meses, 20.000 km/ 24 meses e 30.000 km/ 36 meses - são gratuitas para todas as versões. O utilitário esportivo conta com o Manual Cognitivo, que utiliza inteligência artificial para ajudar motoristas.
Tiguan Allspace 2018
1.4 TSI 250 - R$ 124.990
1.4 TSI 250 Comfortline - R$ 149.990
R-Line 2.0 TSI 350 - R$ 179.990
Fonte:Volkswagen
Viagem a convite da Volkswagen