O Polo 2018 chegará ao mercado brasileiro como marco da nova Volkswagen e o primeiro veículo de um reposicionamento da marca no Brasil e países da América Latina. Quatro versões de acabamentos, três de motores e duas de transmissões, a pré-venda do hatch compacto premium - pagamento de sinal de R$ 1 mil em boleto ou cartão de crédito - começou na semana passada e as vendas nos concessionários serão a partir de novembro. Com investimento de R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento e produção, para o presidente da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powers, o Polo é o “embaixador” da nova Volkswagen, mais próxima dos clientes, dos parceiros e do futuro. O Volkswagen Polo 2018 custa a partir de R$ 49.990, na versão de entrada, a R$ 69.190, na topo de linha Highline.
A frente do Polo, diferente do modelo alemão, foi desenvolvida para o mercado brasileiro. Bem equipado de série, o interior funcional valoriza o desenho limpo do painel, a anatomia dos bancos e a localização dos equipamentos e comandos. O hatch compacto traz recursos eletrônicos, que aumentam a segurança, e de assistência à condução. Também a segunda geração do Active Info Display, com tela do quadro de instrumentos totalmente digital.
A Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões para implementar a Estratégia Modular MQB na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para a produção de quatro modelos nos próximos anos destinados aos países latino-americanos. No primeiro trimestre de 2018, será a vez do sedã compacto Virtus. Para Powels, a Volkswagen do Brasil está se preparando para a maior ofensiva de produtos em sua história e trabalha no sentido de ser mais rápida, mais enxuta e mais eficiente.
O Polo ficou maior, mais largo e mais baixo em relação ao modelo anterior. São 4,05 m de comprimento, 16,7 centímetros a mais, 1,75 m de largura, 10 a mais, 1,46 m de altura, menos 2,1 cm, e entre-eixos de 2,56 m, também 10 cm a mais. O porta-malas leva de 300 litros a 1.071 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O visual forte do Polo é marcado por vincos que acompanham a entrada de ar e corta o espaço entre os faróis - separados por uma barra transversal -, e os faróis auxiliares de neblina, e no capô. As luzes de condução diurna em LED ficam ao lado faróis de neblina. Uma linha dupla em forma de flecha destaca o perfil lateral. As lanternas traseiras trapezoidais em 3 D têm forma de “L” e o para-choque conta com difusor integrado.
O painel traz módulos de arquitetura horizontal e interação entre o Active Info Display e os sistemas de informação e entretenimento. No interior da versão Highline predomina o tom mais escuro, na cor preta com detalhes em cinza e preto brilhante. Os bancos são revestidos em tecido. Na Comfortline, o interior combina cinza com preto. As versões 1.0 e 1.6 MSI trazem interior claro, na cor cinza.
O Polo terá três opções de motores. O 1.0 aspirado de 75 cv e força (torque) de 8,6 kgfm (gasolina) a 84 cv e 10,4 kgfm (etanol). O 1.6 MSI de 110 cv e força de 15,8 kgfm (gasolina) e 117 cv e 16,5 kgfm (etanol) equipará a versão intermediaria MSI. Ambos atuarão com o cambio manual de cinco marchas. As versões Confortline e Highline terão o motor de três cilindros turbo 1.0 TSI de 116 cv (gasolina) e 128 cv (etanol) com força de 20,4 kgfm e câmbio automático de seis velocidades.
O Novo Polo utiliza pneus verdes de baixa resistência ao rolamento e que colaboram para a redução no consumo de combustível. São três medidas disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17. O hatch recebeu Nota A do Inmetro em todas as versões. O motor 1.0 aspirado, com gasolina, faz 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol as médias são 8,8 km/l no percurso urbano 10 km/l na rodovia. O Polo 1.6, com gasolina, tem médias de 12 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada e, com etanol, 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. As médias do Polo 200 TSI, com gasolina, são 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l, em rodovias enquanto com etanol são 8,0 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.
Versões e preços
Polo 1.0 - R$ 49.990
Direção elétrica, ar-condicionado, sistema de som Media Plus, quatro airbags e suporte de celular no painel. Freios ABS e rodas de 15 polegadas com calotas
Opcionais:
Kit Safety - R$ 1.050 –
Computador de bordo com display multifuncional, controle de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial.
Connect Pack - R$ 2.600
Kit Safety mais volante multifuncional, rádio Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas e pneus 185/65 R15.
Polo 1.6 MSI - R$ 54.990:
Motor 1.6 MSI e os mesmos itens de série da versão 1.0.
Opcionais
Kit Safety - R$ 1.050
Computador de bordo com display multifuncional, controle de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial.;
Connect Pack - R$ 2.600
Kit Safety Pack mais volante multifuncional, rádio Composition Touch com App Connect e rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Polo 200 TSI Comfortline - R$ 65.190
Acrescenta volante multifuncional, direção com ajuste de altura e profundidade, central multimídia com tela de cinco polegadas sensível ao toque Composition Touch com App Connect, leitores de cartão de memória, CD e MP3, conectividade Mirror Link, entradas USB e auxiliar, saídas de ar e USB para o banco traseiro, apoio de braço dianteiro e sensor de ré, controles de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, luz de assistência a manobra, retrovisores com sinalizadores, grade cromada, lanternas traseiras escurecidas rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Opcionais:
Kit Tech I - R$ 2.200
Volante revestido de couro com aletas para troca sequencial de marchas, partida por botão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle eletrônico de velocidade, faróis com ajuste automático de intensidade, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, e rodas de liga-leve de 16 polegadas.
Kit Tech II - R$ 3.500
Kit Tech I mais indicador de pressão de pneus, ar-condicionado digital, câmera de ré, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão, porta-luvas refrigerado, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho.
Polo 200 TSI Highline (R$ 69.190):
Acrescenta aletas para trocas de marchas atrás do volante, ar-condicionado digital, partida por botão, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, sistema de rebatimento do banco do passageiro dianteiro, grade pintada de preto brilhante. Iluminação diurna em LED, rodas de liga-leve de 16 polegadas.
Opcionais:
Bancos e portas revestidos em couro sintético Native - R$ 800
Kit Tech High- R$ 2.800
Central Discovery Media com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, GPS e câmera traseira, sistema de comandos por voz, faróis com ajuste automático de intensidade, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento dianteiro e traseiro, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, sistema de frenagem pós-colisão, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho e antena estilo tubarão.
Technology Pack - R$ 4.500
Kit Tech High e soma quadro de instrumentos digital e rodas de liga-leve de 17 polegadas.
O Polo terá um pacote pré-pago de revisões. Adquirido no momento da compra do carro, poderá ser incluído nas parcelas do financiamento. As três primeiras revisões custarão R$ 999 contra R$ 1.207 no pagamento por revisão.
Novo Polo foi aprovado com em todos os testes feitos pelo Latin NCAP. O hatch premium obteve nota máxima, com cinco estrelas na proteção para adultos e para crianças. O modelo avaliado contava com controle de estabilidade (ESP) e freios a disco na quatro rodas, existentes nas versões com motor 1.0 TSI de 128 cv.
Viagem a convite da Volkswagen