Reestilizado, na terceira geração, o X3 desembarcará nas concessionárias brasileiras da BMW em março. A marca alemã começou a pré-venda do modelo pela internet e nos próximos dias será a vez do treinamento das equipes de vendas e serviços dos revendedores. Com novo visual, todos os modelos serão equipados com chip de conexão à internet e avançados recursos eletrônicos. A reserva poderá ser feita pelo pelo hotsite excluvivo no endereço www.novobmwx3.com.br. O BMW X3 xDrive30i X Line terá preço público sugerido de R$ 309.950, e BMW X3 M40i, a partir de R$ 397.950.
O design robusto com a identidade visual da marca valoriza a terceira geração do X3. A grade em forma de rim, maior, e o grupo óptico de formato hexagonal com faróis Full-LED ressaltam o desenho do utilitário para atividades esportivas (SAV). Para completar, o para-choque dianteiro é envolvente com contornos salientes com amplas entradas de ar na parte inferior.
A linha da cintura elevada, mais alta em comparação ao modelo anterior, as saídas de ar próximas às rodas dianteiras, e rodas de liga leve – no xDrive30i, de 20 polegadas, Y-spoke bicolor Orbit Grey, e no M40i, de 21 polegadas Double spoke – ressaltam as laterais.
As lanternas traseiras têm novo formato mais amplo e horizontalizado. O para-choque, também redesenhado, conta com duas saídas de escapamento independentes, nas extremidades. A superior da tampa do porta-malas ganhou um spoiler.
O SAV é montado sobre nova arquitetura modular, que usa materiais nobres, leves e de alta resistência como aços especiais e fibra de carbono, o que, apesar de maior e com mais conteúdo, o peso foi reduzido em até 55 quilos na relação com o modelo anterior.
O sofisticado interior tem acabamento com materiais nobres como alumínio acetinado e revestimento Sensatec. Volante multifuncional revestido em couro, o quadro de instrumentos digitais conta com tela multifuncional de 12,3 polegadas. Os bancos dianteiros esportivos traz ajuste lombar para motorista e passageiro enquanto os assentos traseiros são tri-partidos (40:20:40).
A nova central multimídia ficou mais alta e direcionada para o condutor. A tela de 10,2 polegadas e sensível ao toque e ao comando de voz para diversas funções. O ar-condicionado automático de três zonas permite o controle das temperaturas e fluxos pelos ocupantes dos bancos da frente e traseiro. A abertura e o fechamento das portas e tampas do porta-malas podem ser feitas por aproximação. O teto solar é panorâmico.
O novo SAV ficou maior, mais largo e alto, o que também aumentou o entre-eixos e o espaço interno. O X-Line tem 4,716 metros de comprimento e altura de 1,891 m enquanto o M401 tem comprimento de 4,708 m e altura de 1,897. São comuns a largura de 1,676 m, a distância entre-eixos de 2,864 m .
O porta-malas do XC3 também cresceu. Com capacidade de 450 litros, permite diversas combinações dos assentos e pode chegar a 1.600 com os bancos traseiros rebatidos.
A segurança é garantida por seis airbags – frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros. Também por freios são a disco ventilado com ABS e controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e pneus Star Marking com tecnologia Run-Flat.
O motor de quatro cilindros em linha, 1.998 centímetros cúbicos ganhou 68 cv na versão XLine em relação à geração anterior. São 252 cv e força (torque) de 350 Nm. O M40i traz o M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 centimetros cúbicos de 360 cv (54 cv a mais na comparação com o modelo anterior) e força máxima de 500 Nm. Os propulsores atuam com o câmbio automático oito velocidades, com troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante, e tração integral BMW xDrive.
O X Line acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chega a velocidade máxima de 240 km/h. O M40i faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos atinge 250 km/h.
O BMW Driving Assistant está entre os destaques do novo X3. O sistema conta com recursos de condução inteligente em situações de congestionamentos ou longas viagens, como prevenção de colisão traseira, alertas de tráfego cruzado, de aproximação lateral e de saída involuntária de faixa.
O Parking Assistant permite estacionar com segurança auxiliado por câmeras e sensores instalados no veículo.
O pacote tecnológico que facilita a condução e aumenta a segurança conta ainda com o Sistema de Navegação Professional com tela sensível ao toque e o novo ConnectedDrive. Conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet, fornece informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviços de alerta de manutenção de componentes (BMW Teleservices), concierge e chamada de emergência inteligente.
Veja mais fotos do BMW X3 2018