Os assaltos, roubos e sequestros cada vez mais comuns nas estradas brasileiras abriram caminho para o desenvolvimento de caminhões blindados, veículos especiais para o transporte de cargas valiosas. Eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, joias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, entre outros, estão entre os bens preferidos pelas quadrilhas. Para segurança, os veículos especiais fazem a ligação entre as fábricas e os centros de distribuição, ou outros pontos de retirada e entrega.
Para atender a Prossegur, a empresa líder em segurança privada no país, a Mercedes-Benz desenvolveu versão especial do extra pesado Axor 2644 com tração 8x4. Destinado ao transporte de produtos e mercadorias de alto valor agregado, pode tracionar semirreboques como o bitrenzão (composição de 10 eixos) com capacidade volumétrica de carga de 175 metros cúbicos (100 no primeiro semirreboque e mais 75 no segundo e 74 toneladas de PBTC.
A versão blindada do Axor 2644 recebeu um segundo eixo direcional, o que tornou o cavalo mecânico convencional com tração 6x4 numa versão 8x4. A cabina protegida tem quatro posições de assentos, incluindo o banco do motorista, para garantir conforto à equipe de trabalho e atender à legislação do setor de transporte de valor. Os semirreboques do bitrenzão também são blindados ou reforçados e todas as implementações foram executadas por empresas especializadas.
A Prossegur comprou recentemente 134 caminhões 915 customizados que, a partir do modelo original receberam modificações na distância entre-eixos, reposicionamento de componentes, tanque de ARLA e de combustível, adequação de chicotes elétricos, pneumáticos e posicionamento da coluna de direção, entre outros.
Em projeto inédito, o ar condicionado para carros-fortes foi adequado à potência do sistema de climatização da cabine e à severa utilização do caminhão sem uso de dispositivos no teto do veículo. A modificação melhorou a estabilidade e aumentou a altura da cabine para os quatro ocupantes. A partir do modelo 915 E, o campo de visão do motorista foi ampliado. O chassi foi customizado para as necessidades de um carro-forte, com blindagem 100% nível três. A segurança aumentou com soluções que impedem o arrombamento do cofre interno, mesmo quando submetido a uma explosão.