Pouco tempo atrás, vivemos o auge do Pokémon Go, game baseado no uso da realidade aumentada, quando elementos virtuais – no caso, pokémons – são inseridos no mundo real. Agora, é a vez de o setor automobilístico abraçar essa inovação. A Ford passará a usar a mesma tecnologia em suas concessionárias para acelerar a identificação de problemas mecânicos nos carros, na expectativa de reduzir o tempo de espera de motoristas. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (12), no primeiro dia do maior evento de tecnologia do Brasil, a Campus Party, que ocorre em São Paulo (SP) até domingo (17).
Atualmente, na companhia, o contato entre engenheiros e técnicos das oficinas é feito por telefone. Caso o problema no automóvel não seja diagnosticado e resolvido, o engenheiro viaja até a cidade na qual se encontra o veículo com falha para analisar pessoalmente o automóvel.
A realidade aumentada entra aqui para agilizar o processo, após a Ford desenvolver um software próprio. Com a tecnologia, o mecânico veste óculos que irão capturar, em tempo real, a imagem do veículo na mesma direção do olhar. O engenheiro, localizado na central da Ford a quilômetros de distância, recebe em tempo real as imagens pelo computador e analisa o carro para indicar o conserto do problema. A transmissão das informações é ao vivo.
O diretor de serviço ao cliente da Ford América do Sul, Joaquim Pereira, afirma que a evolução do funcionamento dos carros exigiu que a empresa se readequasse ao novo cenário.
— Nos perguntamos: por que não interagir de uma maneira mais tecnológica? Fizemos testes e a tecnologia que melhor se adaptou à nossa necessidade foi a de realidade aumentada. Com a melhor eficiência das concessionárias e o apoio em tempo real dos especialistas, esperamos aumentar a produtividade e a capacidade de atendimento das nossas oficinas — ressalta Pereira, sem, no entanto, mensurar o ganho de tempo aos clientes na espera para o conserto de carros.
A expectativa da empresa é de que a novidade de assistência remota, que ainda é um projeto-piloto, entre em funcionamento em maio deste ano. Para isso, a companhia selecionou 10 concessionárias de todo o Brasil para terem a experiência com o uso da tecnologia. Uma delas ficará na região Sul do país, mas o diretor não precisou em qual Estado. Depois da fase de teste, está prevista a expansão para toda a rede da Ford em 2020.
*A jornalista viajou para a Campus Party, em São Paulo, a convite da Ford