Baseado no Tipo europeu (que pouco tem a ver com o veículo vendido no Brasil nos anos 1990), a Fiat lança ainda neste semestre o Argos para tentar se reerguer no cenário automotivo nacional. Não fosse pelas picapes Strada e Toro, e pelo sucesso que ainda faz o Uno, a montadora não ocuparia o segundo lugar em vendas no país.
Os italianos sabem disso e resolveram, este ano, fazer grande mexida em seu portifólio. Conhecido no início como projeto X6H, o Argo é um hatch que chega para substituir o Punto. A situação do Palio está indefinida. A ideia inicial era manter o veículo apenas na linha básica – as versões mais caras sairiam de linha para não concorrer com o Argo. Porém, como o Mobi vende abaixo da expectativa, executivos da fábrica avaliam deixar a linha Palio como está. Ou seja, é o próprio mercado que vai decidir.
Já definido é que o Argo é que ele terá família. Ainda este ano, o hatch servirá de base para um novo sedã, criado para rivalizar com Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S. Com isso, é muito provável que o Grand Siena, outro que vai bem mal das pernas, dê adeus à linha de produção.
A Fiat tenta manter segredo das principais características do hatch. O certo é que a montadora pretende copiar a fórmula de sucesso adotado pela GM no Onix, o grande passo para a fábrica americana se tornar líder do mercado nacional: design inovador, pacote tecnológico de ponta e, claro, preço mais baixo que os concorrentes.
Os testes de campo do Argo são realizados em vias de São Paulo, sempre com o veículo disfarçado. Na linha de produção de Betim (MG) estão sendo feitas adaptações. O sucessor do Punto terá os motores Firefly 1.3 e 1.8.
Ao menos por enquanto, a Fiat não abriu mão do câmbio Dualogic, que equipa Uno e Mobi e estará presente nas versões básicas do Argo. As versões mais completas terão o câmbio automático de seis marchas da marca, o mesmo utilizado no Toro, Compass e Renegade flex. Uma versão com câmbio manual será mantida para exportação - deve ser vendida no Brasil, mesmo que a Fiat acredite que responda por menos de 15% das vendas.
De acordo com informações da Fiat, a plataforma do Argo permitirá que ele tenha espaço semelhante ao de um veículo maior, o Renault Sandero, e o porta-malas deve comportar 290 litros. A lista de equipamentos do novo hatch é guardada a sete chaves pela Fiat. O certo é que ele terá controle de tração e estabilidade, algo não disponível no Punto. Algumas soluções adotadas em veículos mais caros, como a forração de Renegade e Toro, podem ser adotadas.