Renato Gava
O Salão do Automóvel de São de Paulo deste ano, que abre amanhã ao público em geral e se estende até o dia 20, apresenta histórias e inovações das principais montadoras instaladas no Brasil. Uma delas mostra veículo histórico da Mitsubishi, que está no país há 25 anos. Desde então, pouco mais de 600 mil veículos da marca foram comercializados por aqui. Mas a fama de carros imbatíveis no 4x4 começou bem antes. Em 1935, o jipinho PX33 deu início à história. Primeiro veículo com tração nas quatro rodas a ser fabricado no Japão, foi pioneiro no país na injeção direta de combustível. Naquele ano,transportava o imperador e sua família pelo interior do país. Um modelo está exposto no Salão de São Paulo.
– Trata-se do precursor do off road automotivo – definiu o diretor de operações da Mitsubishi, Roberto Rittscher.
Nissan
Além dele, os asiáticos mostraram a nova versão da Frontier, que ganhou formas mais arredondadas para a dificílima missão de ganhar espaço no segmento de picapes médias da Nissan.
BMW
No ano em que comemora seus 100 anos de fundação, a BMW mostrou estar disposta a seguir no topo do segmento premium. Em dezembro, traz para o Brasil o hatchback 140i, com seis cilindros e 350 cavalos de potência. Ao mesmo tempo, a fábrica aposta nos elétricos – a cada dez carros do gênero comercializados no planeta, um é BMW, que já vendeu mais de 70 mil unidades nos últimos dois anos. No Brasil, foram apenas 143 do I3.
Mas o que mais chamou atenção no estande da marca em São Paulo foi o futurístico X2. Com pneus que não seriam homologados para as pistas brasileiras, rodas enormes e visual clean, o veículo deve sofrer adaptações e ganhar as ruas nos próximos dois anos.
Duas rodas
Depois da Africa Twin, outra moto foi apresentada ontem no salão de automóveis. A F 700GS da BMW, será mostrada pela primeira vez ao grande público. Com motor igual ao da irmã maior 800GS, porém recalibrado para distribuir menos potência, a moto parte de R$ 40 mil e traz bom pacote de equipamentos. A bicilíndrica passa a ser a motocicleta de entrada da marca germânica.