Uma das marcas do Grêmio no tetracampeonato gaúcho foi a oportunidade dada a muitos jogadores jovens. Em média houve boa resposta dos garotos e a maioria hoje goza de confiança do treinador Tiago Nunes e da torcida para serem aproveitados na equipe principal sempre que houver necessidade.
Se na frente Léo Pereira, Léo Chu, Ricardinho, Elias e Guilherme Azevedo já mostraram cartões de visitas com gols, na retaguarda está alguém que tem como missão evitá-los e o faz muito bem. Ruan, o zagueiro que veio de Tramandaí é uma afirmação que a cada Gre-Nal e cresce na cotação gremista não só para o futuro, mas como opção do presente.
Não é por nada que Ruan está na Seleção do Gauchão dos leitores de GZH. O jovem já tinha sido destaque do Grêmio no clássico vencido pelos tricolores na fase classificatória do Gauchão. Naquela oportunidade, ele formou dupla com outro garoto, Rodrigues.
Na hora da decisão do campeonato, lá estava novamente o guri do litoral, desta vez ao lado do consagrado Geromel. A resposta em campo foi a mesma. A naturalidade demonstrada é a de alguém que parece conhecer há anos a responsabilidade de fazer parte de uma defesa que se tornou famosa pela eficiência nos últimos jogos.
A excelente amostragem de Ruan não o coloca ainda como postulante à titularidade quando Kannemann tiver condições de jogar. Ele, porém, passou a ser sinônimo de segurança para o time, seja pelo lado esquerdo, onde vem jogando, ou na direita, onde se torna excelente reposição para Geromel. Se forem avaliadas as últimas temporadas, o Grêmio tem sua melhor notícia em termos de sistema defensivo.
Quem olha para o presente já projetando o futuro, vê próximo um momento de transição para os dois titularissimos e multicampeões Geromel e Kannemann. Se ainda não está pronto, Ruan tem caminho curto a ser percorrido para a maturidade. Cabe a ele aprender com os experientes e mostrar a paciência necessária para chegar ao time principal. O terceiro zagueiro do Grêmio está em grande fase e já passou pelo importante batismo dos Gre-Nais.
.