A ausência de Kannemann na delegação que embarcou para a Argentina, onde o Grêmio encara o Lanús nesta quinta-feira (29), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, deve render uma experiência inédita para Ruan. Pela primeira vez na carreira, o jovem zagueiro atuará ao lado de Pedro Geromel. No entanto, a situação provocará uma mudança no posicionamento do atleta, que terá de jogar pela esquerda.
Titular em 10 das 16 partidas do Tricolor nesta temporada, Ruan firmou parceria com Rodrigues nove vezes, sempre ocupando a faixa direita da defesa. A única vez em que esteve do outro lado foi no empate em 0 a 0 com o Caxias, pelo Gauchão, quando foi companheiro de Paulo Miranda.
— Foi um jogo atípico, porque o gramado do Estádio Centenário está muito ruim. Foi aquele jogo das 60 faltas. Mas ele foi eficiente, e o Grêmio não teve problemas defensivos — recorda Diogo Olivier, que comentou a partida pela Rádio Gaúcha.
— Comigo, ele jogou tanto pelo lado direito como pelo esquerdo. Não vejo problema. Toda vez que esteve ali (pela esquerda), desempenhou da mesma forma. Ele não é um zagueiro de imposição física. É um jogador de mais recurso técnico e tem tranquilidade para jogar daquele lado. Acho que vai desempenhar bem, ainda mais jogando com o Geromel, que vai dar muito atalho para ele — pontua César Bueno, que comandou o jovem zagueiro na equipe de transição em 2017 e 2018.
Natural de Tramandaí, Ruan foi descoberto pelo Grêmio em 2017, quando defendia o Novo Hamburgo. Durante o período em que atuou nas categorias de base tricolores ou no time de transição, fez parceria com Emanuel, sendo preferencialmente o zagueiro pelo lado direito.
— Todos os zagueiros querem jogar pelo lado de seu pé preferencial. Mas, no caso do Geromel, tem um histórico recente de que todo zagueiro que joga com ele se dá bem. Ele resolve a vida de todo mundo. Lembro do Rhodolfo, que estava mal, veio para o Grêmio, foi superbem e, quando saiu do Grêmio e parou de jogar ao lado do Geromel, sumiu do mapa de novo. Então, para o Ruan, tem tudo para ser bom jogar ao lado de Geromel, mesmo que do lado "errado" — completa Olivier.