O jogo do Grêmio contra o La Equidad nesta quinta-feira (27) é interessantíssimo. Sem valer nada na tabela, a partida se presta para os gremistas seguirem surfando na onda da esperança nos garotos. Ali estarão nomes praticamente desconhecidos, mas bem falados, como Matheus Sarará, Jhonata Varela e Vini Paulista. Além deles, há aqueles que já mostraram qualidades e que despertam até desejos do torcedor em vê-los mais próximos da equipe principal como Fernando Henrique, Pedro Lucas, Guilherme Azevedo ou Elias. Há; entretanto, um jogador que é muito esperado por ter um pouco mais experiência e que mais uma vez não será visto. Guilherme Guedes não consegue deixar de ser uma esperança para se tornar realidade.
Causou estranheza quando o Grêmio divulgou a lista dos jogadores que viajariam para o Equador e nela não havia nenhum lateral. Mais surpreendente é saber que Guilherme Guedes não acompanhou a delegação porque mais uma vez está machucado. É impressionante como ele não consegue atuar no time gremista, já tendo enfrentado duas lesões musculares de demorado tratamento desde agosto do ano passado. Os gremistas ainda lembram com saudades das atuações de Guedes no início do Gauchão de 2020, antes de sofrer os primeiros problemas físicos.
Na temporada 2021 Guilherme Guedes estava inscrito na Libertadores e até viajou para o jogo do Grêmio contra o Independiente del Valle, quando a covid-19 desfalcou o elenco no setor defensivo. Na lista do Gauchão, porém, seu nome foi vetado por Renato Portaluppi que não o via plenamente curado de sua lesão muscular. Está na hora de haver um esclarecimento médico sobre a realidade física deste jogador para que não se insista erroneamente no seu aproveitamento. Há quase um desencanto com a possibilidade de Guedes ser uma solução caseira para a lateral-esquerda gremista, já que nem Diogo Barbosa, nem Cortez são unanimidades junto ao torcedor. Resta esperar pelo Brasileirão.