As cinco vitórias nas cinco rodadas da Copa Sul-Americana permitiram ao Grêmio chegar à última rodada da fase de grupos com a vida garantida. Além da classificação para as oitavas de final confirmada matematicamente depois da goleada sobre o Aragua, o Tricolor tem agora a oportunidade de garantir a melhor campanha geral do torneio.
Para ficar com o primeiro lugar geral, basta um empate fora de casa na quinta-feira (27), contra o La Equidad-COL, em jogo que será disputado no Equador. Com isso, o time gaúcho iria a 16 pontos e ficaria fora do alcance de qualquer adversário. Apenas duas equipes têm chances de igualar os atuais 15 pontos gremistas: o Peñarol e o Athletico-PR, ambos com 12.
Os uruguaios são a ameaça mais real por conta do saldo de gols, primeiro critério de desempate em caso de igualdade nos pontos. Enquanto o Grêmio tem 16 gols positivos no quesito, o pentacampeão da Libertadores 12. Uma derrota gremista por 1 a 0, por exemplo, obrigaria o Peñarol a vencer por 4 a 0. Isso porque, se os dois terminarem com o saldo empatado, o próximo critério é o de gols marcados, e neste caso a vantagem gremista é de 21 a 16.
Uma goleada uruguaia até não parece missão tão complicada, já que na última rodada o Peñarol visita o Sport Huancayo, do Peru, que perdeu suas cinco partidas e foi vazado 17 vezes até aqui. É, junto de Aragua e do Guabirá-BOL, o time de pior desempenho na Sul-Americana.
O Athletico-PR enfrenta o Aucas-EQU e também pode chegar a 15 pontos. Mas para competir com o Tricolor pelo primeiro lugar geral, precisaria de uma goleada histórica e de derrota gremista nesta rodada. O saldo da equipe paranaense é de três gols, já que venceu todos os seus compromissos por vantagem mínima. Além disso, teria de torcer por uma derrota significativa da equipe de Tiago Nunes.
A possível melhor campanha possibilitaria ao time Grêmio mandar decidir em casa os confrontos de mata-mata das oitavas até a semifinal – a final, a exemplo das últimas duas edições, será disputada em jogo único, que este ano ocorrerá em Montevidéu.