A garotada gremista terá uma dura missão na última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com o time já classificado para as oitavas de final da competição, os jovens precisarão encarar uma longa viagem até Ambato, no Equador, cidade que tem 2,6 mil metros de altitude, para o jogo contra os colombianos do La Equidad, onde buscarão manter os 100% de aproveitamento do Grêmio no torneio. A partida será nesta quinta-feira (27).
O treinador será Thiago Gomes, 37 anos, responsável pela equipe de transição, que terá apenas 15 atletas à suas disposição. Os demais integrantes do grupo tricolor permanecerão em Porto Alegre, sob o comando do técnico Tiago Nunes, em preparação para a estreia no Brasileirão. A média de idade da delegação é de 20 anos.
Uma atividade foi realizada no CT Luiz Carvalho na manhã desta terça-feira (25). O time que deverá entrar em campo no Equador tem: Gabriel Chapecó; Mateus Sarará, Heitor, Emanuel e Jhonata Varela; Fernando Henrique, Victor Bobsin e Pedro Lucas; Vini Paulista, Elias e Guilherme Azevedo. Além deles, apenas mais quatro opções: Felipe Scheibig, Bitello, Rildo e Thayllon.
Confira quem são os 15 jogadores que viajarão para o Equador:
Gabriel Chapecó
O goleiro catarinense de 21 anos e 1m92cm de altura foi promovido ao time principal nesta temporada e fez sua estreia na vitória sobre o Aragua, na rodada anterior da Sul-Americana. Em 2019, ele disputou a Copa São Paulo e se destacou ao defender alguns pênaltis. Porem, ainda naquela temporada, rompeu os ligamentos do joelho direito e ficou afastado até o meados de 2020.
Felipe Scheibig
Goleiro de 21 anos e 1m96cm de altura, chegou ao Grêmio em 2019. Ele começou nas categorias de base do TAC, de Três Passos, sua cidade natal, e fez parte do elenco do São Luiz em 2019. Em 2020, foi reserva de Adriel na campanha vice-campeã da Copa São Paulo. Fez quatro jogos no último Brasileiro sub-20.
Emanuel
Com 21 anos, o zagueiro que iniciou na base do Desportivo Brasil-SP está no Grêmio desde 2016 e fez sua estreia no time profissional em 2017, na última rodada do Brasileirão, contra o Atlético-MG. Foi capitão do time de transição, ele coleciona passagens pelas categorias de base da seleção brasileira. No total tem quatro jogos no time titular gremista, sendo dois deles nesta temporada, contra Aimoré e São José.
Heitor
A exemplo do companheiro de zaga, Heitor tem 21 anos e também é paulista de nascimento. Iniciou nas categorias de base do PSTC, de Londrina, e está no Tricolor desde 2018. É irmão mais velho de Henri, também zagueiro, que atua no Palmeiras e que foi capitão da Seleção Brasileira Sub-17 no título da Copa do Mundo de 2019. Estreou no time profissional neste ano e tem três jogos.
Jhonata Varela
O volante de 20 anos nasceu em Natal e começou a jogar no ABC. Chegou ao Grêmio em 2017, por empréstimo, e no ano passado teve 60% de seus direitos econômicos adquiridos pelo clube. No time profissional, fez sua estreia na Recopa Gaúcha de 2020, contra o Pelotas, e foi utilizado em dois jogos na atual temporada, contra Ayacucho e Aimoré.
Victor Bobsin
Uma das maiores apostas dos últimos anos no Grêmio, o volante de 21 anos que coleciona convocações para as seleções brasileiras de base está ganhando as primeiras oportunidades no grupo principal apenas em 2021. Antes, conviveu com lesões que atrapalharam o andamento da carreira. Tem seis jogos na equipe titular.
Bitello
Paranaense de Formosa do Oeste, o jogador de 21 anos começou nas categorias de base do FC Cascavel e pulou do elenco sub-17 para o time profissional, onde teve a chance de disputar algumas partidas do Campeonato Paranaense de 2018. Em agosto daquele ano veio para o Grêmio e fez apenas um jogo no time titular, no Gauchão deste ano, contra o Aimoré.
Fernando Henrique
Um dos mais experientes do grupo que viajará para o Equador, o volante de 19 anos natural de São José de Mipibú, no Rio Grande do Norte, foi descoberto durante a captação de talentos na Super Copa Natal em 2017. Atuou pelo ABC e veio para o Grêmio naquele mesmo ano. Estreou no time principal contra o Ayacucho e tem oito jogos, incluindo o primeiro Gre-Nal das finais do Gauchão.
Pedro Lucas
Mais uma revelação que desperta muito interesse do torcedor e que já despontou no noticiário de clubes do Exterior, o meia de 18 anos é uma das joias que vem sendo trabalhadas pelo Grêmio, onde está desde os 12 anos. Capixaba, ele chegou a ser levado para um período de testes no Real Madrid pelo ex-atacante Ronaldo. Tem oito jogos no time principal.
Rildo
O mato-grossense de 21 anos começou a carreira na base do São Paulo e chegou ao Tricolor gaúcho em 2017 e foi um dos destaques da campanha do título da Copa RS no final de 2019 e do vice da Copa São Paulo no início de 2020. Fez quatro partidas no time profissional na temporada passada e este ano ganhará sua primeira oportunidade.
Mateus Sarará
Recentemente comparado a Thiago Santos, o volante de 18 anos nasceu em Porto Alegre e fez toda sua formação no clube. Tem convocações para as seleções brasileiras de base e terá sua primeira oportunidade no time profissional.
Elias
Artilheiro gremista na Copa São Paulo de 2020, Elias tem 19 anos e começou nas categorias de base do Guarani de Campinas, sua cidade natal. Chegou ao Grêmio em 2018 e se destaca pela força física. Tem três jogos e dois gols no time principal, ambos contra o Aragua.
Guilherme Azevedo
Apontado no clube com mais um extrema da linhagem que revelou Pedro Rocha, Everton, Pepê e Ferreira, Gui Azevedo vem passando por trabalhos de fortalecimento físico para enfrentar os fortes marcadores. Fez 20 anos no último dias e está no Grêmio desde os 10. É paranaense de Apucarana e tem 26 jogos e três gols no time principal.
Thayllon
Nascido em Porto Alegre, o atacante de 19 anos chegou ao Grêmio vindo do São José, em outubro do ano passado. No Zequinha se destacou no time principal e acabou despertando o interesse da direção gremista. Fez sua estreia nos titulares, contra o Juventude, no Gauchão deste ano.
Vini Paulista
Natural de Santa Bárbara d'Oeste, o atacante de 20 anos também se destacou na última Copa São Paulo. Está no Tricolor desde 2012 e acumula convocações para as seleções brasileiras de base. Irá fazer sua estreia no time profissional.