As últimas partidas do Grêmio com a equipe titular já não apresentaram o atacante Pepê. Ali se desenhava aquilo que deverá se confirmar definitivamente em breve. Ferreira tomou conta da posição e o antigo ocupante da vaga, se jogar, será apenas na Libertadores. Existe uma verdadeira blindagem exigida pelo Porto para seu novo contratado, que só permite que ele entre em campo antes da ida para Portugal em partidas da disputa sul-americana.
Pelo acordo firmado quando da venda de Pepê, o jogador não poderia mais atuar em jogos do Brasileirão e do Gauchão. Além disso, ele tem um seguro obrigatório feito pelo Grêmio para o caso de alguma lesão e está proibido inclusive de dar entrevistas. A imprensa portuguesa chega a dizer que "Pepê está numa redoma", pois os jornalistas daquele país também estão insistindo em falar com ele.
Blindado pelo Grêmio por orientação do Porto, Pepê estará com a delegação gremista no Equador na próxima semana e depois no jogo de volta contra o Independiente del Valle. Ele seguirá participando da campanha tricolor até junho nas partidas da Libertadores, caso o clube passe para a fase de grupos, mas sairá no final do mês de maio, uma vez que a apresentação na Europa está prevista para o início de junho. É possível que o Tricolor solicite uma exceção para clássicos ou jogos decisivos do Gauchão, mas isto não é provável que aconteça.