Ainda que com uma dose de apreensão, especialmente com o pênalti desperdiçado pelo Vasco, o Inter saiu do Rio de Janeiro como manda um domingo de Carnaval, muito alegre e festejando. A perfeição ou a "nota 10" foram obtidas com vitória e pelos três pontos conquistados. Se o triunfo era o objetivo obrigatório, não se pode deixar de valorizar vários pontos da atuação que sustentam um sentimento de alívio e otimismo para a equipe e a torcida.
Não interessa se o Vasco está na zona do rebaixamento e tem muitas fragilidades. O Inter jogou contra si, tentando recuperar-se da dolorida derrota para o Sport para criar um ambiente favorável para o jogo diante do Flamengo no próximo domingo (21), quando uma vitrória valerá o tetracampeonato brasileiro. A meta de São Januário foi atingida. O time de Abel jogou bem, tomou a iniciativa, teve boa resposta no primeiro tempo da opção por Maurício no lugar de Patrick e encaminhou a vitória com o gol de Rodrigo Dourado que viria a se consolidar como a maior figura em campo. Ali estava recuperada a personalidade coletiva e bem encaminhada a resposta técnica que o segundo tempo mostrou.
O segundo tempo em São Januário mostrou um Vasco naturalmente mais perigoso em função da sua necessidade. O desgaste colorado apareceu, outra coisa que já era esperada. Desta vez, porém, as reposições do recordista Abel Braga surtiram muito efeito e a maior prova é o lance do segundo gol, com as presenças de Peglow e Thiago Galhardo. O gol do artilheiro colorado no Brasileirão, por sinal, foi a última grande notícia do jogo que deixou o Inter feliz no domingo de Carnaval.
Por mais difícil que seja enfrentar o poderoso Flamengo no Maracanã, a vantagem de um ponto é significativa. Ficarão para a semana as preocupações como a ausência de Rodinei e principalmente a perda de Victor Cuesta, cujos suplentes estão longe da segurança dada pelo argentino como titular da equipe. Certamente isto valerá a perda de algumas horas de sono por parte de Abel, mas ele também terá alívios como a certeza que Patrick estará de volta e que Thiago Galhardo reencontrou-se com o time e com o gol num jogo de resultado "nota 10".