Só a Libertadores salva o Inter em 2020. A péssima fase vivida nas últimas semanas pelo time que liderava o Brasileirão e que buscava o título da Copa do Brasil só pode ser revertida se houver sucesso na maior competição sul-americana. A missão já seria difícil em condições normais, mas, na situação atual, passou a ser muito improvável, embora possa significar uma ressurreição a partir do enfrentamento com o Boca Juniors.
O jogo contra o Fluminense foi apenas a sequência de uma queda de produção que se via nos últimos jogos sob o comando de Eduardo Coudet e que se acentuou depois da saída do argentino. Está claro que o limite colorado foi atingido no Brasileirão e que o sonho do título está se desfazendo. Nem a promoção de jovens num time mesclado conseguiu criar solidez. A opção de tentar segurar a vantagem obtida no primeiro tempo foi o convite para a virada carioca com direito a falha defensiva e gol olímpico sofrido. Só uma classificação diante do Boca redime a equipe de Abel Braga, seja com comando presencial ou virtual.
Se vencer os argentinos na próxima quarta-feira (25), uma luz se acenderá naquilo que é um breu vivido no Beira-Rio. As competições com mata-mata permitem isto. Há a necessidade de que tudo o que não vem dando certo para o Inter funcione por uma noite, e que o Boca Juniors tenha todos os problemas possíveis. O futebol permite isto. É nesta excepcionalidade que Abel e seus jogadores precisam se inspirar, buscando resgatar pontos positivos que já foram apresentados neste ano como intensidade permanente, qualidade na transição e recomposição. Não haverá lugar para passes errados em profusão ou lentidão na posse de bola. Estará em jogo mais do que a busca de uma vantagem no confronto.
Se os atletas necessitam de concentração, entrega e resposta técnica extremas, não caberá na Libertadores equívocos de avaliação ou escolhas mal feitas por parte do comandante. Não será dia de escalar por certidão de nascimento, mas por rendimento. Em campo e fora dele, só com erro zero o Inter poderá encaminhar algo positivo, o que terá reflexo benéfico até para a problemática sequência no campeonato brasileiro. Se há alguma salvação para sonhos do Inter em 2020, definitivamente ela passará pela partida contra o Boca no Beira-Rio