Se é verdade que o Grêmio busca um centroavante, que já trouxe o meia Robinho e os atacantes Everton e Luiz Fernando, é fato também que nenhuma destas posições tinham a necessidade apresentada agora na lateral-esquerda. O anúncio de que Diogo Barbosa deverá reforçar o time tricolor é a tentativa de estancar uma verdadeira sangria surgida desde que Caio Henrique deixou o clube com poucas atuações, que Guilherme Guedes se machucou e que Cortez, em meio a problemas médicos e técnicos, deixou de ser um jogador suficiente. Vivendo um momento ruim da equipe, a diretoria precisa ter nesta posição uma prioridade.
De todos os fatores que determinam a busca do lateral do Palmeiras, a mais forte é a queda de produção de Bruno Cortez. Nos últimos três anos, o jogador não escapou de críticas constantes pelo acabamento ruim das jogadas e pela qualidade nos cruzamentos. Ele, porém, sempre teve a seu favor uma qualidade muito boa de marcação, o vigor físico e uma entrega ao time que poucos jogadores apresentam. Não tem jogada ruim para Cortez. Torcida e técnico reconhecem que seu saldo, desde que assumiu a titularidade, era positivo. Em 2020 as coisas estão diferentes. Até o vigor físico parece não ser o mesmo, vindo junto com erros técnicos que não eram cometidos. As carências; contudo, persistem.
Sem uma reposição para Cortez e já tendo a necessidade de prever uma troca definitiva no time titular, o Grêmio saiu em busca de Diogo Barbosa. Conhecido desde os tempos de Cruzeiro, no qual atuou com vários atuais jogadores gremistas, o lateral teve bons e maus momentos no Palmeiras que agora aposta no uruguaio Viña. Se não terá um jogador de seleção à sua disposição, Renato Portaluppi não será mais refém de uma única opção sujeita, como qualquer outra, a má fases e um natural decréscimo técnico. A lesão do jovem Guilherme Guedes apenas acentuou a necessidade que será preenchida.
Cortez não é um jogador dispensável. Apenas deixará de ser imprescindível. Para quem enfrenta três competições paralelas é preciso ter quantidade e suficiente qualidade.