À procura de um lateral-esquerdo para o restante da temporada, o Grêmio segue sem contar com Guilherme Guedes. O jogador de 21 anos está na fase final de recuperação de lesão muscular. A última aparição pela equipe foi na semifinal do segundo turno do Gauchão, na vitória contra o Novo Hamburgo, na Arena, por 4 a 3, no segundo dia de agosto. Renato Portaluppi deverá contar com o jogador daqui a uma semana.
Guedes foi alçado ao time titular justamente no primeiro confronto da retomada do calendário, contra o Inter, em Caxias do Sul, em 22 de julho. Desde então, fez outros três duelos com a camisa gremista e era elogiado pelas atuações. Na véspera do Gre-Nal que definiu o campeão da Taça Francisco Noveletto, no entanto, sentiu a lesão e ainda não ficou à disposição da comissão técnica.
Durante a recuperação, o jovem viu a retomada de Cortez como titular — o camisa 12 havia perdido a posição para Caio Henrique e testado positivo para covid-19. Os dois laterais ainda deverão ganhar um novo concorrente, já que a direção está no mercado para trazer mais um atleta para o setor.
Assim que for liberado pelo departamento médico para retornar aos gramados, Guedes voltará aos treinamentos coletivos antes de receber uma nova oportunidade — assim é o padrão de Renato, que não recoloca um jogador diretamente nas partidas.
Na próxima semana, quando Guedes ficará à disposição, o Tricolor tem confrontos diante de Bahia, em Salvador, e Fortaleza, na Arena.
Entre os profissionais, o lateral de 21 anos acumula cinco partidas pelo Grêmio e 12 pela Ponte Preta, clube que defendeu por empréstimo na temporada passada.