O futebol do jovem Erik, negociado para o Al Ain, dos Emirados Árabes, nunca fez brilharem os olhos de dirigentes ou da comissão técnica do Inter. Enganam-se os que acham que o lateral-esquerdo era visto como um futuro dono da posição ou solução para eventuais emergências no setor.
Basta ver que, para a vaga de Iago, tempos atrás, as apostas recaíram sobre os "de fora" Natanael, depois Moisés, além da aposta permanente na experiência de Uendel. Será que todos eles jogam muito mais do que o agora negociado jogador de apenas 19 anos e titular do time campeão brasileiro de aspirantes? Difícil dizer, pois ele se tornou quase um desconhecido. Se, entretanto, perguntarem no Beira-Rio para quem manda no futebol, por certo a resposta é “não”.
Erik é um dos tantos garotos que surgem na base, ganham elogios dentro do clube e, quando há curiosidade externa, nunca figuram como opções. Do outro lado, na direita, Heitor parece sofrer de algo semelhante, embora mais afirmado e com mais oportunidades.
Amadurecer um jovem pode dar trabalho para os responsáveis que muitas vezes buscam jogadores prontos, ainda que mais caros e com respostas discutíveis. A impressão que ficou da venda do lateral-esquerdo, ainda que o Inter fique com parte de seus direitos, é de que a torcida é para que ele se destaque no futebol do Oriente Médio, mas não para voltar ao Beira-Rio, mas para uma venda maior para a Europa, até porque não é comum alguém evoluir tática e tecnicamente nos Emirados Árabes.
A questão envolvendo a saída de jovens jogadores do Inter e a cobrança pelo não aproveitamento não é nova. Em muitos casos ela se justifica, ficando, porém, em caráter discutível a priorização por jogadores de fora. Isto, aliás, vale para todos os clubes, mas se mostra acentuado no Beira-Rio.
Não faltam sinais de que, mesmo os que ganham chances, como foi o caso de Iago no passado e Bruno Fuchs agora, estão ali como vitrine e ficam pouco tempo no clube. Fuchs, aliás, é o único titular atual que saiu da base colorada, a mesma que hoje detém os títulos do Brasileirão de aspirantes e da Copa São Paulo.