As categorias de base do Inter sempre tiveram a tradição de revelar grandes jogadores. De goleiro a centroavante, o Colorado marcou o currículo de inúmeros atletas: Alisson, Sidnei, Fred, Sobis, Alexandre Pato e Nilmar ganharam os holofotes no Beira-Rio. E vem mais por aí, Praxedes, João Peglow, Guilherme Pato, Cesinha também já vão ganhando seus momentos de fama, após a conquista da Copa São Paulo. A partir desta segunda-feira (6), GaúchaZH inicia uma série de cinco matérias sobre atletas da base do Inter que ainda não apareceram tanto, mas que têm potencial para surgirem logo na sequência.
Emerson Fabiano Kerber Junior, mais conhecido como Emerson Junior, é goleiro e natural de Estância Velha. Com 1m95cm, o garoto de 20 anos está no clube desde 2012 e tem contrato até 2022. Desde que chegou ao Inter já conquistou inúmeros títulos, além de levar o Gauchão por cinco vezes, também venceu a Copa Santiago e, em 2020, o título mais importante da sua carreira: a Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo o Grêmio nos pênaltis na final.
Ali, seu momento de maior destaque, visto que foi um dos melhores jogadores do Inter na decisão. Na competição, foram oito partidas (ficou de fora do último jogo da fase de grupos) e apenas quatro gols sofridos, sendo o goleiro menos vazado do campeonato.
— Ele é um goleiro com personalidade forte. Vem aprimorando muito o jogo com os pés, tem uma boa estatura e vem evoluindo muito. Ele vive um processo de evolução dentro do clube há bastante tempo. É um jogador que tem visão de jogo e tem muita tranquilidade dentro de campo — afirma Erasmo Damiani, gerente de futebol de base do Inter.
Assim como outros jogadores da base que já ganharam oportunidades para treinar com o profissional, Emerson pode ser um dos próximos a aparecer nas atividades de Eduardo Coudet. A escola de goleiros colorada é bastante conhecida no mercado, já formou atletas como Taffarel e Alisson, recentemente campeão da Liga dos Campeões e do Campeonato Inglês.
— Dentro das características de goleiro dentro do Inter, ele pode ter uma oportunidade, assim como outros jovens do grupo. O profissional olha, conhece, tem uma visão do jogador, isso é fundamental para o aproveitamento deles. O Emerson tem uma reserva de crescimento, isso é o principal quando se fala de um atleta da base. Ele tem essa qualidade, gosta de aprender — complementou.
No elenco principal, além de Marcelo Lomba e Danilo Fernandes, mais experientes, Daniel e Keiller ainda estão à frente de Emerson na hierarquia dentro do clube.