A primeira dificuldade de Eduardo "Chacho" Coudet no Inter é uma herança do time de Zé Ricardo. A não classificação direta para a fase de grupos da Libertadores tirou do novo treinador um mês de trabalho, algo que para alguém que chega de um outro país, com a necessidade de reformular a equipe e dar um novo padrão tático, é um grande prejuízo. De chegada, o argentino mostrou toda a disposição em vencer esta dificuldade e consciência do tempo exíguo que tem. Ele, porém, não tem confirmada ainda a participação em seu grupo de alguém que seria, ou será, importantíssimo para a adaptação mais breve do novo trabalho: seu amigo D'Alessandro.
Com Coudet como técnico, D'Alessandro se torna importante como alguém que, num período curto, pode mostrar ao novo comandante os atalhos do Inter. Ninguém conhece mais o clube na área do futebol, com uma visão de vestiário, do que alguém que joga, lidera, é ídolo e tem voz ativa em todos os âmbitos nos últimos 10 anos. O meia tem plena ciência de que dentro de campo já não é o imprescindível de outros tempos, mas quando diz que "tem muito a dar ao Inter", está correto pois tem algo que falta até a alguns dirigentes mais jovens: expertise. Já tendo declarado que não está fora de cogitação viver a vida colorada como dirigente no futuro, D'Alessandro abre a possibilidade de fazer com o amigo Coudet, sua transição do campo para outra área fora das quatro linhas.
Há, entretanto, uma necessidade de renovação de contrato com D'Alessandro. O jogador, pela idade e pelo rendimento em 2019, não tem muito como reivindicar em termos de acréscimo financeiro. Cabe ao Inter saldar compromissos que tem com seu capitão de fato e propor algo justo para mais um ano de permanência, contando com a compreensão do argentino. Será bom para o Inter ter no ídolo um anteparo que proteja Coudet e sua equipe de eventuais dificuldades ou resultados insatisfatórios, tão comuns em início de trabalho.
É importante para o Inter que D'Alessandro fique, menos pelo que pode jogar, mas por quem é, para ajudar seu amigo Coudet e o clube do qual já é protagonista na história.