O gaúcho Gabriel de Moura, 23 anos, começou a jogar futebol nas categorias de base do Internacional. Passou pelo São José, Náutico, Aimoré e Tubarão. Esteve um tempo na Espanha até descobrir que sua maior vocação era marcar gols fora de campo.
Junto com três sócios, Gabriel fundou o teachU, um aplicativo que faz a aproximação entre professores e alunos, ajudando no aprendizado fora da sala de aula.
O app oferece dois tipos de serviço. É possível esclarecer uma dúvida pontual ou fazer uma aula online de qualquer disciplina dos ensinos médio e fundamental, inclusive música e educação física. Os preços variam entre R$ 6,90 a R$ 100.
— Acreditamos na educação e no professor como agente de transformação positiva”, explica Gabriel, que não tem saudade dos tempos em que usava chuteiras. “Eu adorava os noventa minutos do jogo, mas o resto não era mesmo para mim — avalia. Ele sabe que é preciso tempo para virar o jogo da educação no Brasil.
O Informe Especial fez o teste. Pedi à uma aluna de 15 anos do ensino fundamental que baixasse e o aplicativo e tentasse esclarecer uma dúvida. A avaliação dela foi positiva.
— Eu entendi o que precisava — me contou.
Disse também que usará de novo e que a navegação é simples. Sugeriu que algumas palavras mais difíceis fossem evitadas, mas garantiu que recomendaria às amigas. Por enquanto, Gabriel e os sócios estão tirando dos próprios bolsos para manter a iniciativa funcionando e melhorando. Mas todos confiam que, em breve, o estádio estará lotado.