O governador gaúcho conversou com o presidente Jair Bolsonaro antes da cerimônia de troca de comando no Comando Militar do Sul, quinta-feira (30), em Porto Alegre. Eduardo Leite apresentou a Jair Bolsonaro o modelo de isolamento social do Rio Grande do Sul. Em entrevista ao "Jornal do Almoço", Leite revelou que a apresentação foi um pedido "dos generais", que gostam da solução encontrada aqui no Estado – uma combinação entre proteção à saúde e visão econômica.
Leite também falou a Bolsonaro sobre as dificuldades no Rio Grande do Sul, onde a seca se soma às dificuldades econômicas impostas pela pandemia.
– Não adianta os governantes fazerem de conta que está tudo bem, porque não está –, disse Leite no Jornal do Almoço, repetindo a frase que teria dito ao presidente. O governador ressaltou o fato de Bolsonaro ter feito referência, mais tarde, em uma live, às informações sobre o plano de isolamento recebidas em Porto Alegre.
No segundo turno da última eleição, Eduardo Leite apoiou "criticamente" Bolsonaro, deixando claro que tinha divergências com ele, mas preferia não votar no candidato do PT. Recentemente, o governador gaúcho engrossou o tom das críticas ao presidente, principalmente pelo que considera ajuda insuficiente ao Rio Grande do Sul.