Depois de São Leopoldo, um vereador de Porto Alegre também quer restringir educação sexual nas escolas públicas. Um projeto de autoria do Professor Wambert (PROS) quer instituir autorização prévia para que os alunos tenham acesso a qualquer conteúdo que verse sobre sexualidade nas dependências das instituições de ensino.
Segundo o texto, antes de ministrar qualquer conteúdo relacionado a educação sexual, os professores precisaram ter autorização expressa dos responsáveis legais dos estudantes da rede pública municipal de ensino.
De acordo com o parlamentar, o intuito da proposta é respeitar o direito dos responsáveis legais em educar os filhos da maneira que considerarem a mais correta possível.
Em outubro passado, o vereador Marcelo Buz (DEM), de São Leopoldo, apresentou um projeto bastante semelhante na câmara de vereadores do município do Vale do Sinos.
No texto, alunos liberados pelos responsáveis, caso a proposta fosse instituída, poderiam assistir normalmente às aulas, enquanto os demais deveriam ser encaminhados a outras atividades.