Foi dada a largada.
Depois de cinco anos de pesquisas e testes foi lançado ao mar um sistema que promete limpar os oceanos. Lançado pela fundação Ocean Cleanup, o equipamento consiste em uma barreira flutuante de 600 metros de comprimento e 3 metros de profundidade que impede que o plástico passe tanto acima quanto abaixo.
A barreira é equipada com sistemas elétricos, sensores e câmeras que serão alimentadas por energia solar para operar de forma autônoma. Seu desenho em forma de "U" levou em conta as características físicas e dinâmicas dos ventos e das correntes para obter a barreira de lixo e acumulá-la até o momento de sua coleta.
O projeto prevê a instalação de 60 barreiras idênticas que totalizarão quase 40 quilômetros. A primeira foi lançada no dia 8 de setembro na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos.
A primeira etapa do projeto ficará restrita ao oceano Pacífico, mas a expectativa é até 2020 atingir escala global e chegar a todos os continentes. O Brasil, país com maior orla na América Latina também está nos planos.
A projeção é coletar quase um milhão de peças de plástico até 2024.
Confira como funciona o sistema. O vídeo é em inglês: