Porto Alegre deve receber serviço de aluguel de patinetes elétricas. A empresa Scoo acaba de se instalar em São Paulo, já com planos de expansão para a capital gaúcha, além de Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Com a proposta de facilitar a mobilidade para trajetos de curta distância, as patinetes compartilhadas são febre nos Estados Unidos.
A exemplo das bicicletas, as locações de serão feitas via aplicativo para smartphone, com versões para os sistemas Android e iOS. Ainda não há data para a chegada do serviço ao Estado, mas os desenvolvedores já adiantaram que as operações serão feitas pela iniciativa privada de cada região.
No Brasil, o preço parte de R$ 1 – valor fixo até quatro minutos de uso – e aumenta R$ 0,25 a cada minuto adicional. O uso será gratuito durante todo o período de testes.
O valor do aluguel inclui, além do patinete motorizado e equipado com buzina, farol e luzes indicadoras de freio, um capacete de segurança. Pesando 12,5 kg, o equipamento é capaz de transportar uma pessoa de até 125 kg.
A empresa não revelou a velocidade máxima, mas a expectativa é de que seja possível chegar aos 25 km/h.