Quem nunca recorreu ao "doutor Google" para avaliar sintomas? Confira quais são as 10 palavras ligadas à saúde mais procuradas no buscador:
1 - Dor
2 - Câncer
3 - Acne
4 - Diabetes
5 - Dor de cabeça
6 - Coceira
7 - Alergia
8 - Diarreia
9 - Tosse
10 - Febre
News Lab, plataforma de jornalismo de dados do Google, analisou as pesquisas de usuários entre 2004 e 2016. De acordo com o estudo, "dor" é a palavra mais procurada em todos os anos, e câncer, a segunda. "Aids" ou "HIV" não estão na lista mais recente, mas os termos chegaram a ocupar o terceiro lugar entre os mais procurados em 2004. "Estresse" e "depressão" sumiram do ranking em 2011 e não apareceram mais.
Pesquisas na internet, no entanto, não substituem o diagnóstico de um médico. A cardiologista Deisy Borges de Oliveira ressalta a importância do bom senso na hora que bater a curiosidade:
– A web tem reportagens sérias, confiáveis, e tem outras não têm caráter científico. Muitas vezes o paciente já chega achando que sabe o que tem e, geralmente, imagina problemas bem maiores do que realmente são. Mas cada caso é um caso. A individualização do tratamento é insubstituível.
A automedicação é praticada por 76,4% dos brasileiros, de acordo com um levantamento do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), que entrevistou 1.480 pessoas de 12 capitais brasileiras. O Ministério da Saúde aponta que a prática levou mais de 60 mil pessoas ao hospital entre 2010 e 2015.