Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura, dois dos nomes brasileiros de maior projeção mundial no cinema, estarão reunidos pela primeira vez em O Agente Secreto, filme previsto para 2025. A informação foi revelada pela revista estadunidense Variety nesta quarta-feira (1º) e confirmada por Kleber em seu perfil no Instagram.
O pernambucano Kleber, 55 anos, já participou três vezes do Festival de Cannes. Primeiro com Aquarius (2016), depois com Bacurau (2019, codirigido por Juliano Dornelles), que dividiu o prêmio especial do júri com Os Miseráveis (2019), de Ladj Ly, e, no ano passado, com a exibição fora de competição de Retratos Fantasmas (2023).
O baiano Wagner, 47 anos, tem no currículo uma indicação ao Globo de Ouro, em 2016, pelo papel de Pablo Escobar na série Narcos, e a presença em filmes como Elysium (2013), Agente Oculto (2022) e Guerra Civil (2023).
Com a presença de Maria Fernanda Cândido (de A Paixão Segundo G.H.) no elenco, O Agente Secreto se passa em Recife, no final da década de 1970, durante a ditadura militar brasileira. Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor universitário de 40 anos que está fugindo da repressão. Ele viaja de São Paulo para a capital de Pernambuco na esperança de reencontrar o filho. No entanto, ele logo descobre que foi seguido e é espionado pelos vizinhos.
O filme deve mostrar o Carnaval de rua e abordar lendas urbanas. A trilha sonora deve ser um show à parte — Kleber tem um ouvido apurado para escolher músicas, como observado nos seus títulos anteriores.
De acordo com a Variety, o projeto produzido pela Cinemascopio será apresentado para distribuidores internacionais durante o Festival de Cannes deste ano, entre os dias 14 e 25 de maio, pela M2K Films. É a mesma empresa que lidou com as vendas do fenômeno Anatomia de uma Queda (2023), produção francesa que concorreu em cinco categorias do Oscar, incluindo melhor filme, direção (Justine Triet) e atriz (Sandra Hüller), e faturou o troféu de roteiro original.