Ticiano Osório

Ticiano Osório

Jornalista formado pela UFRGS, trabalha desde 1995 no Grupo RBS. Atualmente, é editor em Zero Hora e escreve sobre cinema e seriados em GZH e no caderno ZH2.

Streaming
Opinião

O filme de terror da Netflix que me deixou de queixo caído

Escrito e dirigido por Zach Cregger, "Noites Brutais" (2022) está disponível a partir desta quinta-feira (2) na plataforma

Ticiano Osório

Enviar email
Star+ / Divulgação
Georgina Campbell estrela "Noites Brutais" ("Barbarian", 2022), filme de Zach Cregger.

Acaba de entrar no menu da Netflix Noites Brutais (Barbarian, 2022), um filme de terror que me deixou de queixo caído.

Dito isso, pode ficar sossegado: NÃO haverá spoilers neste texto. Mal falarei da trama.

Aliás, recomendo que você não leia a sinopse disponível na plataforma de streaming, pois a segunda frase é capaz de estragar sua experiência — a propósito, esse é um filme que eu gostaria de ter visto no cinema, onde Noites Brutais arrecadou 10 vezes o seu custo (o orçamento foi de US$ 4,5 milhões, e a bilheteria, de US$ 45,4 milhões); em casa, a dica é apagar as luzes, desligar o celular e mergulhar na história.

Noites Brutais foi escrito e dirigido por Zach Cregger, egresso da trupe de comédia The Whitest Kids U' Know. Percebe-se a origem humorística, especialmente no modo irônico de abordar temas como abuso sexual e preconceito social. O cineasta se inspirou no livro de não ficção Virtudes do Medo: Sinais de Alerta que nos Protegem da Violência (1997), de Gavin de Becker, que incentiva as mulheres a confiar em sua intuição e a não ignorar sinais subconscientes que surgem em suas interações diárias com os homens. 

Vista na minissérie Suspicion (2022), a atriz inglesa Georgina Campbell interpreta Tess, que, durante uma noite chuvosa, ao chegar à casa de Detroit que alugara via Airbnb, descobre que há um outro inquilino no local. A escalação de Bill Skarsgard, o sinistro palhaço Pennywise dos filmes It (2017 e 2019), para esse papel é uma piada ou um aviso? Descubra por conta própria enquanto Zach Cregger exibe seu talento para aproveitar o cenário e sua capacidade de reverter expectativas do espectador. Quando o filme começou, eu jamais poderia imaginar os rumos que iria tomar.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Radar de Inovação

03:00 - 04:00