Domingo, 8 de agosto, é Dia dos Pais. Hora de celebrar esses caras que se esforçam para nos proteger, nos ensinar, nos divertir e, de vez em quando, nos constranger.
Os filmes e as séries estão cheios de personagens que merecem homenagem. Aqui, selecionei apenas cinco dos muitos que adoro (todos encontráveis no streaming).
Tem de tudo um pouco: drama e comédia, tipos reais ou fictícios, herói de desenhos animados e até pai de assassino serial.
Chris Gardner
Alguém vai dizer que Chris Gardner, de À Procura da Felicidade (2006), é óbvio; eu digo que é indispensável. Baseado em uma história real, o filme traz Will Smith no papel de um sujeito sem grana que vira pai solteiro quando a esposa o abandona. Eu choro sempre que vejo. E sempre dou um jeito de rever. (Google Play e YouTube)
Guido Orefice
O Guido de A Vida É Bela (1997) é outro pai que costuma aparecer neste tipo de lista. Como deixar de fora o personagem do ator e diretor italiano Roberto Benigni que usa a imaginação para proteger o filho pequeno dos horrores de um campo de concentração nazista? Ganhou três Oscar e milhões de corações. (Telecine)
Phil Dunphy
O humor também é o trunfo de Phil Dunphy (interpretado por Ty Burrell) no seriado Modern Family (2009-2020). Minhas filhas amam o marido da Claire, sempre fazendo trocadilhos, sempre fazendo a Hailey e a Alex ficarem constrangidas, sempre fazendo loucuras com o Luke... Enfim, sempre fazendo algo que nos mata de rir. (Globoplay e Netflix)
Mufasa
Mufasa, de O Rei Leão (1994), fica pouco tempo em cena no clássico desenho animado da Disney, mas é o suficiente para eternizar sua imagem de amor, coragem e sabedoria. (Disney+)
Harry Morgan
Falando em sabedoria, adoro o pai do Dexter no seriado homônimo (2006-2013) sobre o legista que, nas horas vagas, assassina bandidos.
Harry Morgan (vivido por James Remar) funciona como a consciência do filho. Uma frase antológica dele é: "Nunca subestime a capacidade das pessoas de o decepcionarem".
E tem o conselho que ele deu ao Dexter, sabendo que o filho é meio pancada: "Em uma entrevista de emprego, diga exatamente o oposto do que está pensando". (Amazon Prime Video)