Está chegando o Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o Fantaspoa, um dos mais recompensadores eventos para quem gosta de dar a volta ao mundo sem sair de casa — e de graça — e, principalmente, para quem curte ser desafiado por filmes que fogem do convencional.
Na edição do ano passado, por exemplo, 29 países foram contemplados na seleção de 47 longas-metragens, que trafegavam entre os gêneros terror, ficção científica, fantasia e thriller (mas com espaço também para a comédia, desenhos animados e até musical). Entre os títulos, só para citar algumas barbaridades, havia a história de um homem norte-americano que descobre prazer e alívio para suas angústias ao engolir, pelo ânus, coisas como um controle remoto ou um cachorrinho; a aventura regada a sexo, drogas e violência, mas também a afeto, reconciliação e heroísmo, de um alienígena que assume o corpo de um doidão sul-africano; e a jornada inicialmente cômica — e depois dilacerante — de um pai finlandês capaz de se teleportar aleatoriamente para qualquer lugar do planeta. Vi mais de 30 obras, e seis acabaram entrando na minha lista das melhores exibidas no Brasil em 2020.
O 17º Fantaspoa será realizado de 9 a 18 de abril. Toda a programação poderá ser assistida na plataforma de streaming Wurlak/Darkflix, mediante a realização de um cadastro gratuito (clique aqui). Organizado por João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho, o evento conta com recursos da Lei 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.
Desta vez, teremos 59 longas de, novamente, 29 países (contando as coproduções). Todos os continentes poderão ser "visitados": há filmes da Austrália, da Malásia, da Tunísia, da Hungria, do Canadá, da Argentina... Uma das coisas mais bacanas do Fantaspoa é que quatro títulos vão fazer sua estreia mundial e outros nove estarão sendo exibidos pela primeira vez fora de seus países de origem. Desses 13, os nove abaixo são os primeiros na minha lista para assistir (as sinopses foram fornecidas pelo próprio Fantaspoa). Programe-se, pois muitos dos longas trazidos pelo festival nunca ganham lançamento comercial no Brasil.
Black Medusa
(2021, Thriller/Drama, Tunísia), de Youssef Chebbi e ismaël. A jovem Nada leva uma vida dupla. Durante o dia, é quieta e reservada, e à noite mergulha na vida noturna da Tunísia em busca de homens com quem cria confiança, para então dominá-los. Até que uma nova colega, Noura, chega ao seu local de trabalho, e Nada encontra uma faca mítica na casa de uma das vítimas.
Bloodshot Heart
(2020, Thriller/Drama, Austrália), de Parish Malfitano. Aos 44 anos, Hans, um tímido instrutor de auto-escola, ainda mora com a mãe. Quando a jovem Matilda aluga um quarto em sua casa, ele revive velhas memórias e fica perdidamente apaixonado. Para conseguir conquistar o amor dela, Hans cria um perigoso plano.
A Dark, Dark Man
(2019, Thriller/Drama, Cazaquistão/França), de Adilkhan Yerzhanov. Um menino é morto em uma pequena cidade do Cazaquistão. O detetive Bekzat quer encerrar rapidamente o caso: afinal, um culpado já foi encontrado pela polícia local. Mas, quando chega uma jornalista da cidade grande, tudo desmorona. Agora, Bekzat deve conduzir uma investigação real, seguindo os protocolos, pela primeira vez em sua carreira.
Este Jogo Se Chama Assassinato
(This Game's Called Murder, 2021, Thriller/Comédia, EUA), de Adam Sherman. Um conto de humor macabro sobre ganância, romance e inocência perdida em uma sociedade alienada e devotada ao consumo e à exposição nas redes sociais.
O Grande Salto
(Shirjeh-ye Bozorg, 2021, Fantasia, Irã), de Karim Lakzadeh. Mard e Maryam embarcam em uma viagem cheia de aventuras para encontrar uma criança perdida com três integrantes remanescentes de uma trupe circense.
Moscou Não Acontece
(Moskvy Ne Byvayet, 2020, Comédia/Thriller/Ficção Científica, Rússia), de Dmitry Fedorov. Numa pequena cidade russa cheia de segredos, Lesha conhece a bela Masha. Ela mostra fotos deles, das quais ambos não conseguem se lembrar. Lesha descobre também que seu pai desaparecido faleceu faz alguns dias, deixando uma série de bilhetes misteriosos. Enquanto isso, uma gangue local e um misterioso homem de Moscou passam a persegui-los.
Röckët Stähr's Death of a Rockstar
2020, Animação/Ficção científica/Comédia/Musical, EUA, de Röckët Stähr. No ano de 2164, quando o rock'n'roll é proibido, um grupo de rebeldes liderado por um cientista louco tenta iniciar uma revolução. Um rockstar é clonado com o objetivo de fazer uma turnê de guerrilha para "libertar as massas da tirania por meio do rock".
O Som da Violência
(Sound of Violence, 2021, Horror/Thriller, EUA/Finlândia), de Alex Noyer. Aos 10 anos, em meio ao brutal assassinato de sua família, Alexis recupera sua audição e desenvolve habilidades sinestésicas. Adulta, ela descobre o prazer nos sons de lesões corporais e segue uma carreira na música, compondo sua obra-prima por meio de terríveis assassinatos.
A Sombra do Galo
(La Sombra del Gallo, 2020, Thriller/Drama/Crime, Argentina), de Nicolás Herzog. Após um período afastado, um ex-policial retorna ao povoado de sua infância para vender a casa que seu pai lhe deixou. Ele, então, mergulha em um profundo estado de narcolepsia que o faz alucinar com uma mulher que parece incentivá-lo a desmascarar uma rede policial de prostituição e tráfico de pessoas.