Malcolm & Marie, que estreou recentemente na Netflix, é mais um filme que nos mostra que os astros da Disney não apenas crescem: também passam a lidar com temas mais pesados. Quase como um rito de passagem, de amadurecimento, trocam as cores da Disney pelas sombras da vida. Aqui estão seis exemplos de atores e atrizes que trilharam esse caminho.
Zendaya
O primeiro nome é justamente o de Zendaya, hoje com 24 anos. Estrela do seriado da Disney Shake It Up, conhecido no Brasil como No Ritmo e produzido entre 2010 e 2013, e a atual MJ dos filmes do Homem-Aranha, ela protagonizou em 2019 a série Euphoria, que causou polêmica ao abordar ansiedade, redes sociais, sexo e drogas na juventude. Agora, em Malcolm & Marie, divide a cena com John David Washington (de Tenet). Os dois interpretam um casal que lava muita roupa suja ao voltarem da noite de estreia do filme dirigido pelo personagem dele e inspirado na atribulada vida da personagem dela, um cotidiano que envolvia dependência química e tentativa de suicídio.
A atriz comentou o peso de ser uma ex-estrela da Disney nas entrevistas de divulgação do filme. Sua frase serve para praticamente todos na condição de Zendaya:
— Eu tenho interpretado garotas de 16 anos desde que eu tinha 16 anos. É difícil para as pessoas assimilarem a ideia de que eu cresci na vida real. .
Zac Efron
Vamos fazer esse ABC de trás pra frente? Continuando na letra Z, temos Zac Efron, 33 anos. Famoso como o Troy Bolton da trilogia High School Musical, entre 2006 e 2008, em 2019 ele encarnou um dos mais célebres assassinos seriais dos Estados Unidos, no filme Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal, disponível na Netflix.
Vanessa Hudgens
Outra estrela de High School Musical, Vanessa Hudgens, 32 anos, recentemente voltou a estrelar filmes com cara da Disney, como A Princesa e a Plebeia e Um Passado de Presente. Mas seu currículo inclui obras mais barra-pesada, como Spring Breakers: Garotas Perigosas (2012, Google Play e YouTube), o drama Em Busca de um Lar (2013, Google Play e YouTube), no qual faz uma adolescente grávida que foge da mãe abusiva, a comédia de horror Guerra dos Monstros (2015, Google Play e YouTube) e o suspense Polar (2019, Netflix).
Ryan Gosling
Ryan Gosling participou do Clube do Mickey entre 1993 e 1995, quando tinha seus 13, 14 anos. Hoje com 40, o canadense é um dos atores mais badalados de sua geração. Concorreu ao Oscar duas vezes, pelo drama Half Nelson (2006) e pelo musical La La Land (2016), mas para mim seu grande papel é como o motorista sem nome do estiloso e violento Drive (2011), em cartaz no Amazon Prime Video.
Ross Lynch
Hoje com 25 anos, Ross Lynch estreou na TV quando tinha 16, como o cantor Austin Moon na série Austin & Ally, do Disney Channel. Para o mesmo canal, fez dois filmes, Teen Beach Movie (2013) e Teen Beach 2 (2015).
O passo seguinte foi rumo à escuridão: Lynch viveu Jeffrey Dahmer (1960-1994) na adolescência, às voltas com problemas familiares, bullying na escola e a inadequação típica da faixa etária, antes de começar a cometer assassinatos (de homens e de garotos) que envolviam violência sexual, necrofilia e canibalismo. Realizado em 2017 e, aparentemente, inédito no Brasil, o filme My Friend Dahmer é a adaptação de uma história em quadrinhos homônima, lançada por aqui como Meu Amigo Dahmer. O ator também está no elenco do seriado O Mundo Sombrio de Sabrina (Netflix), na pele de Harvey Kinkle.
Bella Thorne
Para fechar, Bella Thorne, 23 anos, que era parceira de Zendaya em No Ritmo. Nos últimos tempos, ela virou diretora de filme pornô e criou uma conta em um site de vídeos íntimos e adultos. Quando trabalha como atriz, dá preferência para títulos de suspense e terror, como a franquia A Babá (os dois filmes, o de 2019 e o de 2020, estão disponíveis na Netflix) e o vingativo Girl (2020).